Notícias

Banca de DEFESA: ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO VALTER VINAGRE MENDES
DATA: 21/06/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA
TÍTULO:

“Passagem insólita”: uma experiência de criação em ensino de artes cênicas na escola Cristo Trabalhador em Abaetetuba


PALAVRAS-CHAVES:

Performance; Processos de Criação; Poética Coletiva.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Coreografia
RESUMO:

Este artigo descreve o percurso de uma criação artística em Artes Cênicas, mais especificamente de performance em dança e teatro, contextualizando esta ação e refletindo sobre seu impacto na escola de Ensino Médio Cristo Trabalhador, em Abaetetuba, Pará. O estudo desenvolvido tem como base um processo criativo em ensino das artes, mais especificamente nas Artes Cênicas, fundamentado no conceito de performance, segundo Schechner (2005, 2006, 2012) e Dawsey (2005). As origens desta proposta vêm de minhas inquietações como artista-professor-pesquisador acerca das possibilidades de criação de um produto artístico utilizando a linguagem da dança e do teatro para dar corpo a um trabalho performático no qual se questiona a figura do autor isolado e a ideia de autoria como propriedade para se propor uma criação compartilhada com os alunos, noção oriunda de Setenta (2008). Destaco como objetivo geral: Investigar formas de conceber um ensino-aprendizagem a partir de uma poética coletiva voltada para a cena, e no entrelaçamento de referências do artista-professor com a experiência dos alunos em seu contexto. Para tanto, foram experimentadas em laboratório formas de improvisação em dança-teatro, utilizando-se textos poéticos de mitos gregos, exercícios de consciência corporal, composição coreográfica e as experiências dos alunos oriundas das danças urbanas. A pesquisa revelou caminhos para uma metodologia de ensino em Artes Cênicas, destacando o efeito imediato diante de um público, sua recepção enquanto trabalho artístico, associado aos significados atribuídos a essa performance e um segundo aspecto que envolve os desdobramentos dessa performance em novos produtos. Abordo questões para reflexão acerca do papel e da identidade do professor-artista-pesquisador, propondo um olhar questionador acerca das demandas do ensino das artes na escola de ensino médio e as vicissitudes que acompanham o deslocamento da experiência criadora fundada no artista singular para um coletivo formado por alunos adolescentes, situando a escola como lugar de possibilidades de vivências em artes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346299 - GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA MENDES SAPUCAHY
Externo ao Programa - 1277653 - CESARIO AUGUSTO PIMENTEL DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 08/06/2018 12:58
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2