Banca de DEFESA: RORIMA DIANA OLIVEIRA ESTEVES

DISCENTE: RORIMA DIANA OLIVEIRA ESTEVES
DATA: 06/07/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGArtes/UFPA

Teatro em Redes: uma experiência teatral com educadores do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental na E. B. E. F. João gomes - Santa Luzia do Pará

Jogo, Jogo Teatral, Pedagogia teatral, Imaginação, Memória, Processo de criação, Transformação social.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Teatro
ESPECIALIDADE: Interpretação Teatral
O presente estudo investiga a prática de uma educadora teatral atravessada pelas mídias digitais, propondo a inserção da linguagem teatral no metier de ensinar dos educadores, consequentemente, dos educados das turmas de 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Gomes – Santa Luzia do Pará, por meio da aplicação das proposições póetico-didáticas que orientam todo o trabalho. Busco construir coletivamente uma pedagogia teatral subsidiada pelas minhas memórias de criança, fazendo paralelo com as vivências dos alunos que fazem parte do estudo, visando intervir na educação global do envolvidos nesse fazer, dando voz aos sujeitos da pesquisa, entendendo sua importância enquanto sujeitos críticos, criativos e imaginativos. Trabalho nesse estudo com autores como Edgard Morin, Paulo Freire, Flávio Desgranges, Sônia Rangel, Cecília Salles, Ryngaerd, Boal, Spolin dentre outros que constroem o mote teórico da pesquisa, buscando saberes significativos para a formação de seres pensantes. Operei com a metodologia da pesquisa-ação, por estar emersa no seio desta escola, uma vez que não é possível separar a pesquisadora da professora-coordenadora pedagógica, assim sendo, é um projeto de intervenção, em busca de saberes que possibilitem essas crianças, sonhar com um mundo melhor e uma vida mais digna.

Presidente - 2346299 - GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO
Interno - 1221358 - OLINDA MARGARET CHARONE
Externo à Instituição - JOSEBEL AKEL FARES
Notícia cadastrada em: 08/06/2018 12:57