Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO PÁDUA SALES COSTA

DISCENTE: ANTÔNIO PÁDUA SALES COSTA
DATA: 30/11/2017
LOCAL: PPGARTES

Baú de Pã: propostas de atividades mediadoras assistivas para educação musical inclusiva de pessoas com Síndrome de Down

Atividades mediadoras; Educação musical; Síndrome de Down.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

O objetivo principal desta pesquisa de mestrado profissional, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará/UFPA, visa a criação e promoção de propostas práticas mediadoras assistivas no campo da educação musical e inclusão para o ensino e aprendizagem de alunos com a Síndrome de Down (SD). De forma especifica, pretende-se compreender como ocorre a manifestação artística do aluno SD na interação com os instrumentos disponíveis e elaborar um meio de estimulação do aprendizado musical com instrumentos percussivos alternativos para alunos de salas especiais e refletir sobre as possíveis concepções de ensino e aprendizagem do aluno SD em uma ação mediada. Investigando autores como - LOURO (2006, 2012, 2016) e PEDERIVA (2013), sobre Síndrome de Down: ALVES (2000), STRAY-GUNDERSEN (2007), BRÉSCIA (2011), PIMENTEL (2012) e LIMA (2016), sobre inclusão e sobre acessibilidade escolar.  De caráter descritivo e abordagem qualitativa, esta pesquisa se utiliza da modalidade pesquisa-ação. Os dados obtidos de modo observacional e participativo tem o intuito de responder a questão de ser possível desenvolver e estimular o ensino da música para o aluno SD partindo dos nortes de suas experiências, interesses e autonomia. O “Baú de Pã” se encontra como o produto final desta pesquisa em andamento, um instrumento musical adaptado em sua estrutura e que reúne em seu interior uma variedade de instrumentos musicais como segmentos para a estimulação e formação de bases rítmico-sonoras no auxilio da externalização e formação de aprendizagens musicais para o desenvolvimento artístico na escola e para a vida de alunos com SD, procurando propiciar a aceleração do ensino da música para a atenção de todos.

Externo à Instituição - ANA MARIA DE CASTRO SOUZA
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 23/11/2017 15:00