Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE FERNANDO LOBATO SARGES

DATA: 28/11/2017
LOCAL: PPGARTES

Minha casa é um Museu

(re)conhecer. arte local. ensino de arte

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

A presente pesquisa aborda experiências vividas nas aulas de Artes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Irmã Stella Maria na cidade de Abaetetuba-PA, com turmas do ensino fundamental (de 6º ao 8ºano). Tem como objetivo propor um ensino de Arte no ambiente escolar a partir do diálogo entre conteúdo curricular e a produção artística local, dando visibilidade aos artistas de Abaetetuba e sua produção. Deste modo, discorre sobre a importância da apropriação da arte local pelo professor, bem como do conhecimento gerado pela mesma e seu potencial de colaboração para o ensino de Arte, e da necessidade do professor (re)conhecer a produção artística de sua cidade e junto com os alunos levar ao conhecimento da comunidade, para fins de reconhecimento, valorização e para fins didáticos do ensino de Arte. Para isso utilizamos como estratégia de identificação, uma placa com a inscrição Minha casa é um museu, na casa dos artistas da cidade, como forma de criar pontos de referências para professores, estudantes e para pessoas que visitam a cidade. Criamos ainda, a partir do mapa da cidade, o mapa das artes com a localização de cada ponto identificado.

Presidente - 327911 - JOSE AFONSO MEDEIROS SOUZA
Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo à Instituição - MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL
Notícia cadastrada em: 16/11/2017 12:22