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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA GAIA RUIVO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA GAIA RUIVO
DATA: 17/11/2017
HORA: 15:00
LOCAL: PPGARTES
TÍTULO:

Iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para Cegos


PALAVRAS-CHAVES:

Iniciação à Teoria Musical para Cegos, Musicografia Braille, Pesquisa-Ação.


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO:

A pesquisa de que trata este artigo surgiu de inquietação sobre o fato de haver ou não livros adaptados de iniciação à teoria musical para cegos. Daí emergiu o seguinte questionamento: como elaborar um livro de iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para cegos, isto é, que conteúdos e atividades seriam mais apropriados para alunos com deficiência visual (cegos), visto que a teoria musical tem sido desenvolvida ora por meio de conceitos musicais abstratos, ora por meio de atividades práticas próprias para videntes? Diante dessa pergunta e daquela inquietação, resolvi planejar uma oficina de iniciação à teoria musical para cegos, partindo da vivência musical do próprio aluno para chegar ao conceito/teoria, não descartando a teoria tradicional, pois é a base elementar do processo histórico da teoria musical. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em elaborar um livro de iniciação à Teoria Musical e Musicografia Braille para cegos. Os objetivos específicos compreenderam: refletir sobre ensino da música para alunos cegos; experienciar conteúdos e atividades de teoria musical para cegos; analisar a compreensão musical dos alunos cegos a partir dos conteúdos e das atividades desenvolvidas; elaborar obra didática com o registro da experiência realizada. Esta pesquisa tem como metodologia a Pesquisa-Ação, que de acordo com Thiollent (2011) consiste numa pesquisa social com o foco na resolução de um problema coletivo, em que pesquisador e participantes estão numa estreita relação em busca de novos conhecimentos e informações que contribuam para a transformação da situação vigente. Por meio desta pesquisa pretende-se contribuir com o ensino da música ao aluno cego, partindo dos conceitos musicais teóricos por meio de atividades práticas que estejam mais próximas possíveis de sua realidade como pessoa que possui uma limitação, neste caso a deficiência visual, reforçando os conceitos como uma base sólida para o aprendizado da Musicografia braille. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327519 - LIA BRAGA VIEIRA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo à Instituição - ANA MARIA DE CASTRO SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/10/2017 16:00
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