Banca de DEFESA: MILENA CRISTINA RABELO DE ARAUJO

DISCENTE: MILENA CRISTINA RABELO DE ARAUJO
DATA: 27/06/2016
LOCAL: Auditòrio do PPGARTES

Objetos de Aprendizagem e educação musical,  Música na escola, Informática educativa e música

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Ao tratarmos sobre “Novas tecnologias e educação musical na escola: jogando, brincando e aprendendo a partir de objetos de aprendizagem.” nos reportamos à criação de um instrumento didático digital que vem possibilitar o uso do computador no ensino da música. Para tanto elencou-se  (Milena, devida o tempo verbal que será utilizado no artigo)como objetivo geral construir objeto de aprendizagem (OA) para uso da educação musical no ensino básico e como objetivos específicos desvelar os conceitos de objetos de aprendizagem e jogo, brincadeira e brinquedo  e  demonstrar as possibilidades oriundas a partir da criação/autoria de um material educativo digital para o ensino da música no ensino fundamental I. Tal proposição bem como definição de objetivos se deu mediante a inquietação pela busca por novas possibilidades do fazer pedagógico no âmbito escolar, haja vista que isto requer empreender conhecimentos e tecnologias em prol da construção dialética e atemporal do saber. Para elaboração do material são considerados Prensky (2012), Munhoz (2013), Souza Junior (2010) no entendimento do conceito e aplicação de Objeto de Aprendizagem, Kichimoto (2011) e Oliveira (20000 sobre o papel do brincar no processo  de aprendizagem e Penna (2014) Swanwck (2003) Bastian (2009) sobre música na escola.  Entende-se que o computador pode ser considerado um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente na medida em que possibilita o desenvolvimento de um trabalho que se adapta a distintos ritmos de aprendizagem e favorece a que o aluno aprenda com seus erros. Nesta perspectiva a busca pela construção de um Objeto de Aprendizagem (OA) para uso da educação musical no ensino básico visou contribuir com um material digital singular para uso e melhoria da prática educativa.seria melhor que essa frase final fosse com os resultados da pesquisa.

Presidente - 1475503 - LILIAM CRISTINA DA SILVA BARROS
Externo à Instituição - JOSE RUY HENDERSON FILHO
Externo à Instituição - PAULO MURILO GUERREIRO DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 22/06/2016 12:16