Banca de DEFESA: BENILSON DE BARROS AMARO

DISCENTE: BENILSON DE BARROS AMARO
DATA: 15/03/2024
LOCAL: PPGARTES - Av. Magalhães Barata, 611 - São Brás

MÚSICA E POESIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino e Aprendizagem; Música e Poesia; Práticas lúdicas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Esta dissertação, vinculada à linha de pesquisa, “Processo de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes”, nasce impulsionada por uma pesquisa de campo de caráter qualitativa elencada na mediação do professor no ambiente escolar. Visa examinar a contribuição que a música e a poesia podem proporcionar no processo de ensino e aprendizagem da escrita e da leitura no segundo ano do ensino fundamental I da escola Olavo Novaes. Discorremos sobre práticas lúdicas. Como suporte bibliográfico, apoiamo-nos, entre outros, em autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Pondé, Brito, Borges, Durkheim, Hegel, Karl Marx. Estamos, como docentes, compromissados com a educação básica, com propostas que priorizem, através da arte, a alfabetização e o letramento. Partimos, à priori, da realidade dos discentes, valorizando práticas que pertençam ao mundo das crianças, como, por exemplo, as brincadeiras, as canções. Vemos, na música e na poesia, recursos artísticos e lúdicos enriquecedores que podem nos auxiliar de forma significativa no desenvolvimento das potencialidades desses alunos. Assim, nós nos propusemos a musicalizar poemas compostos a partir da vivência dos educandos do segundo ano do nível fundamental I, momento em que eles percebem a importância de suas experiências, contribuindo para a compreensão e analise do contesto social. O locus de aplicação do projeto é a Escola Olavo Novaes. Para a efetivação da pesquisa, foram selecionados 25 discentes. Entre os procedimentos adotados constam a roda de conversa, proposição de questionários, confecção de brinquedos, construção dos poemas e a musicalização de alguns poemas apresentados no trabalho com a finalidade artística de alfabetização e letramento.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 2492132 - LUIZ GUILHERME DOS SANTOS JUNIOR
Externo à Instituição - TEREZINHA DE JESUS DIAS PACHECO
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 13:50