Banca de DEFESA: ALCIR NASCIMENTO DA COSTA

DISCENTE: ALCIR NASCIMENTO DA COSTA
DATA: 24/01/2024
LOCAL: PPGARTES/UFPA

REPERTÓRIO DE PRÁTICAS ARTÍSTICO/MUSICAIS PARA O ENSINO DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO

Arte. Ensino Médio.Aprendizagem Musical. Práticas Musicais. Influência Cultural.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

A presente dissertação na linha de pesquisa, “Processos de ensino, aprendizagem e criação em Artes”, emerge da necessidade do desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa pautada na intervenção do professor em sala de aula, em que examina as possíveis articulações entre ambiência sociocultural e aprendizagem musical dos alunos, no intuito de verificar como esses alunos no Ensino Médio de tempo integral aprendem o conteúdo de música na 1ª Série, e, como podem construir seu aprendizado partindo de suas vivências musicais, (algo concreto/palpável) e com um contato mais amplo (com culturas musicais distintas) estimulado pelo professor. O referencial teórico se ampara nas proposições teóricas de Dewey e nas assertivas metodológicas de Swanwick e Schafer O objetivo do pesquisador é construir um repertório de práticas artístico/musicais, que agregue especialmente os conteúdos de música às vivências culturais dos alunos no Ensino Médio. Os objetivos específicos são: a) Proposição de procedimentos metodológicos mais relevantes na apropriação das artes (linguagem musical); b) Experimentar práticas artísticas/musicais na interação com os alunos da 1.ª Série do Ensino Médio; c)Produzir uma cartilha com um repertório de práticas musicais para o ensino de Artes/Música a partir do ambiente sociocultural dos alunos. A metodologia empregada será pesquisa de campo participativa. Os participantes da pesquisa serão: O próprio pesquisador - professor de Arte/música e os alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio integral, de uma escola pública da rede Estadual de Ensino na cidade de Belém. Resguardados todos os aspectos éticos a pesquisa foi aprovada no comitê de ética e está registrada sob o número (CAAE 71063523.4.0000.0018). Os dados foram obtidos por intermédio de entrevista, pela aplicação de um questionário aos estudantes antes e após as intervenções e foram analisados qualitativamente nos apontando melhora relevante no engajamento, na motivação e no aprendizado musical dos participantes, sendo uma alternativa eficaz para a abordagem de educação musical no atendimento de alunos do Ensino Médio. Embora nosso local de intervenção oferecesse um espaço específico para o trabalho musical com instrumentos musicais e equipamentos de som, sabemos que essa não é a realidade das escolas públicas de educação básica, sendo a falta de estrutura física e pedagógica adequada a educação musical um desafio para professores e alunos no processo de construção do conhecimento em discurso musical, contudo com maior engajamento e busca por qualificação é possível que o professor de Arte/música promova um aprendizado musical satisfatório e nesse sentido a pesquisa abre caminho para a verticalização de minha formação no doutoramento com uma proposta de pesquisa voltada para a formação de professores em educação musical tendo como base a articulação entre as modalidades de conhecimento musical, as vivências musicais dos estudantes e a aplicação do repertório de práticas artístico/musical para orientar professores de Arte/música ao atendimento de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 950.085.782-00 - JESSIKA CASTRO RODRIGUES - UFPA
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 011.244.112-24 - LUCIAN JOSÉ DE SOUZA COSTA E COSTA - UEPA