Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON CORREA DAMASCENO

DISCENTE: NILSON CORREA DAMASCENO
DATA: 18/12/2015
LOCAL: PPGARTES

Quando nas imagens estou a viajar posso até poetizar: um estudo sobre experiências de leituras de imagens/obras na EJA da Escola Estadual Dr. Justo Chermont.

Leitura de imagens/obras, Educação de Jovens e adultos, Cultura visual

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes

Este artigo é fruto de experiências vividas nas aulas de Artes Visuais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Justo Chermont através de práticas arte-educativas com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio. Tem como objetivo analisar experiências de leitura de imagens/obras nas aulas de Artes Visuais como um processo de ensino/aprendizagem que valorize a formação artística, estética e cidadã na Educação de Jovens e Adultos da referida escola, a partir das imagens/obras que compõem a maleta “viagem na imagem”. Deste modo, discorre sobre as diferentes categorias da imagem enfatizando suas interrelações, evidenciando suas funções primordiais, a saber, linguagem e conhecimento, e seus processos educativos e de subjetivação, passando inicialmente pelas reminiscências imagéticas de infância. Na esperança de reverberar em um processo pedagógico imagético, e analítico-interpretativo cooperativo. A discussão de leitura de imagens/obras ainda está sendo empreendida através das três temáticas propostas na maleta artístico-didática Viagem na imagem: Trabalho e Cidadania, Relações Étnico-Raciais e Patrimônio e Memória.

Presidente - 6328185 - VALZELI FIGUEIRA SAMPAIO
Interno - 1634591 - ANA FLAVIA DE MELLO MENDES
Externo ao Programa - 327883 - EDILSON DA SILVEIRA COELHO
Notícia cadastrada em: 22/01/2016 10:19