Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KILZIA BRITO PINHEIRO

DISCENTE: ANA KILZIA BRITO PINHEIRO
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Prédio do PPGARTES-UFPA

ARTISTAS PLÁSTICOS EM TRACUATEUA/PA: PINTURA DE PAISAGEM E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Pintura. Elienai Moraes. Paisagem regional. Cultura. Experiência.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
ESPECIALIDADE: Pintura

Essa pesquisa no campo do saber Artes Visuais vislumbra permitir seu ensino como uma provocação, devolver a arte como existência, como gesto, como movimento e expressão sensível do estar no mundo. Intenciona traçar mapas individuais e coletivos concernentes aos significados que a arte exerce na vida. Busca reconhecer na produção do outro, formas de concepção e organização de uma comunidade, cidade. Busca significar meu lugar dentro de espaços mais amplos e diversos. Busca sentidos que permitem olhar a si e aos outros como seres vivos e dignos da felicidade. O território demarcado nesse trabalho, será minha cidade, Tracuateua, trazendo a produção do artista plástico Elienai Moraes para dialogar com as crianças do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Levina de Oliveira Reis, sujeitos dessa pesquisa. Objetivando a compreensão da arte e seus processos criativos, conhecendo os artistas locais do município de Tracuateua e suas produções artísticas. Para essa investigação selecionei um artista plástico que servirá de elo comunicativo entre o ensino e aprendizagem em artes. Como método de pesquisa, escolhi o cartográfico, embasado em Deleuze e Guattari, porque discute a concepção de realidade como conexões entre mundos, assim, o método cartográfico cria “mapas” desses processos conectivos que não são acabados, definitivos. Desse modo, minha escolha por esse método está nas tramas possíveis: produção artística, artista, crianças e eu, buscando uma abordagem qualitativa, aliada à técnica da pesquisa-participante.

Presidente - 2452649 - DANIELY MEIRELES DO ROSARIO
Interno - 2618235 - FRANCISCO EWERTON ALMEIDA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2495362 - IDANISE SANTANA AZEVEDO HAMOY
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 11:53