Banca de QUALIFICAÇÃO: CLECIO NERY SILVA

DISCENTE: CLECIO NERY SILVA
DATA: 25/08/2023
LOCAL: PpgArtes - Av. Magalhaes Barata, 611 - bairro de Nazare, Belem, PA

ENSINO DE MÚSICA NA EJAI:

percursos artísticos e memorialistas

EJAI, Ensino Fundamental; Ensino e Aprendizagem de Música.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Este trabalho acompanha e registra o percurso memorialístico da minha trajetória docente, atuando no EJAI. O locus do nosso trabalho aconteceu na Escola Municipal do Ensino Fundamental Prof. Gabriel Lage da Silva, situada no Conjunto Residencial Parque União, no bairro do Tapanã, em Belém do Pará. Esta é uma instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ensino - SEMEC- que, atualmente, atende a comunidade em quatro turnos: manhã; intermediário; tarde e noite, neste, com alunos da modalidade EJAI (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos). Pressupomos que a reflexão sobre a nossa trajetória de vida e acadêmica possa nos auxiliar em relação à nossa prática docente, como professores de Arte e, aqui, especificamente, como docentes da área de música. Para nos auxiliar bibliograficamente, valemos, entre outros muitos teóricos, dos estudos de António Nódoa, Keit Swanwick, Roberta Aline Sbrana, Paulo Freire, Maura Penna.

Presidente - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Interno - 2492132 - LUIZ GUILHERME DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 083.461.602-59 - TEREZINHA DE JESUS DIAS PACHECO - UFPA
Externo à Instituição - PAULO JOSE MAUES CORREA