Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA GARCIA RIBEIRO

DISCENTE: PATRÍCIA GARCIA RIBEIRO
DATA: 22/08/2023
LOCAL: PPGARTES-UFPA

A Preferência Musical nas Aulas de Arte - Reflexões sobre os Gostos dos Estudantes e suas Aplicações no Conteúdo da Disciplina

Música, preferências, didática.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

Como docente de artes numa escola de ensino fundamental da rede pública na cidade de Ananindeua - PA, sempre me indaguei se seria possível desenvolver atividades musicais em sala de aula que oportunizassem a inserção das preferências musicais presentes em classe, de modo que os estudantes percebessem suas referências de vida sendo utilizadas nas aulas de artes de maneira significativa e, assim, se interessassem pela disciplina. Portanto, este trabalho apresenta uma reflexão sobre as predileções musicais de alguns de meus estudantes. A partir disso e por meio de ações práticas, pretende-se incluir nos conteúdos da disciplina as vivências musicais que os alunos trazem consigo, para que eles/elas sintam-se mais envolvidos no processo de aprendizagem e passem a ter um olhar mais crítico perante o ambiente escolar, a comunidade e a relação de suas preferências musicais com a educação musical escolar.

Interno - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Interno - 3283369 - MARCOS JACOB COSTA COHEN
Externo ao Programa - 4316075 - JOZIELY CARMO DE BRITO
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 12:32