Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO ROBERTO GONÇALVES SIQUEIRA

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

O trabalho tem como objetivo ressaltar o uso da canção como ferramenta pedagógica. Trata-se de uma experiência transdisciplinar, ainda em andamento, com alunos dos Ciclos I e II, realizada na Escola Municipal Theodor Badotti, localizada no bairro do Tenoné, em Belém do Pará. A partir da abordagem de variados temas históricos, sociais e culturais, textos são produzidos pelos alunos e posteriormente são transformados em canções. O registro dessa produção é realizado em aplicativos, que simulam estúdios de gravação, e disponibilizado nas aulas de diversas disciplinas para ajudar no processo de ensino e aprendizagem. Ao final, espera-se averiguar um desempenho significativo dos alunos que têm a canção como parte do processo pedagógico, uma vez que ela facilita a ação transdisciplinar e criativa, e possibilita um maior envolvimento dos alunos no debate de assuntos como bullying, ecologia e cultura da paz, entre outros.

Interno - 3283369 - MARCOS JACOB COSTA COHEN
Interno - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1725865 - HERSON MENDES AMORIM
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 12:32