Banca de DEFESA: CIBELLE JEMIMA ALMEIDA DONZA

ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Regência

O principal objetivo desta pesquisa foi o de desenvolver um material didático complementar para estudantes e profissionais de regência, com foco no aprimoramento de técnicas e estratégias de ensaio. Como resultado, foi criado um website que oferece uma variedade de recursos. Esses recursos incluem análises de vídeos de ensaios de orquestras em diferentes contextos, conduzidos por diversos maestros; uma bibliografia anotada com 50 fontes relevantes sobre o tema; partituras do repertório musical utilizado nos ensaios; e um meio de contato para interação entre os interessados. O objetivo central da plataforma é aprofundar a compreensão das estratégias adotadas pelos regentes observados, na preparação de programas musicais diversos e, ao mesmo tempo, avaliar a resposta das orquestras a essas abordagens. Os procedimentos metodológicos foram embasados em uma abordagem qualitativa através de estudo de caso. A revisão bibliográfica abrangeu uma ampla gama de textos acadêmicos, como livros, artigos, periódicos e dissertações, focados não apenas no tema específico, mas, também, em tópicos relacionados como liderança, psicologia organizacional, educação musical, ensaios de bandas e corais, dentre outros, com destaque para os estudos de Gruson (2000), Montemayor e Silvey (2019), Biasutti (2013) e Boia, e Boal-Palheiros (2017), que contribuíram para fundamentar as abordagens adotadas. A plataforma visa enriquecer o conhecimento e promover a troca de experiências entre estudantes e profissionais de regência, minimizando uma lacuna ainda existente no aprendizado de técnicas de ensaio de orquestras sinfônicas na formação de regentes.

Presidente - 6327462 - SONIA MARIA MORAES CHADA
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo ao Programa - 2491575 - ANDRE ALVES GABY
Notícia cadastrada em: 08/08/2023 12:32