Banca de QUALIFICAÇÃO: WEILLER ADRIANA DA SILVA PESSOA

DISCENTE: WEILLER ADRIANA DA SILVA PESSOA
DATA: 27/10/2022
LOCAL: PROFARTES

“APRENDA FAZER, FAZENDO”: Um Estudo da Proposta Metodológica de Ensino Coletivo de Música e Arranjos Didáticos, elaborados pelo Maestro Manoel Nery Filho.

Banda de Música IFPA, Ensino coletivo de música, Maestro Manuel Nery Filho, Aprenda afazer, fazendo.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Instrumentação Musical

O Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Para – Campus Belém possui a banda de música mais antiga dos campi do IFPA. Foi fundada em 1970, quando ainda era denominada Banda Musical da ETEF-PA, pelo Maestro Manoel Nery Filho, que vislumbrou a necessidade de formar alunos para compor o novo quadro de músicos, para isto, o maestro elaborou um sistema de ensino de música dentro do formato do ensino coletivo de instrumentos musicais o qual intitulou Aprenda fazer, fazendo. Esta pesquisa buscou realizar um estudo da proposta metodológica dentro de uma visão memorial, pois a mesma existe apenas em fragmentos de manuscritos e nos arranjos didáticos elaborados pelo maestro e nas memorias dos egressos formados pela aplicação da referida Proposta em seu ensino de música. Fez-se um levantamento biográfico sobre o Maestro Manuel Nery Filho e sua trajetória no campo da educação musical buscando enxergar as possíveis influencias pedagógicas e metodológicas que o levaram a utilizar o modo de ensino coletivo de música. Feito um estudo dos materiais deixados pelo Maestro Nery e também a investigação do processo de ensino aprendizagem bem como metodologias do Aprenda fazer, fazendo em entrevistas semiestruturadas com egressos que iniciaram seus estudos de música no âmbito da Escola a partir da referida proposta metodológica. Uma breve abordagem sobre a história do ensino coletivo de instrumentos de sopro no Brasil buscando encontrar a contemporaneidade de influencias na elaboração do sistema pesquisado. Por fim, a análise e reedição dos arranjos didáticos deixados no âmbito da Banda de Música do Ifpa e guardados que foram catalogados para a composição do produto desta pesquisa que compõe um livro de arranjos didáticos do Aprenda Fazer fazendo, elaborados pelo Maestro Manuel Nery Filho.

Presidente - 1168602 - ROSANE NASCIMENTO DE ALMEIDA
Interno - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo à Instituição - SILVIA SUELI SANTOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 18/01/2023 20:07