Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMEU DO CARMO AMORIM DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: ROMEU DO CARMO AMORIM DA SILVA JUNIOR
DATA: 03/10/2022
LOCAL: On-line

MÚSICA E CULTURA POPULAR DA AMAZÔNIA: processo ensino-aprendizagem de criação musical de ladrões de Marabaixo no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/ IFAP – Campus Santana

Palavras-chave: Ladrões de Marabaixo; Cultura Amapaense; Identidade cultural; Composição musical.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
ESPECIALIDADE: Composição Musical

Esta pesquisa discute a criação musical no contexto da cultura popular, no Instituto Federal, município de Santana, estado do Amapá. Teve por objetivo analisar o processo ensino-aprendizagem de criação musical de ladrões de Marabaixo no Curso Técnico em Publicidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/ IFAP – Campus Santana. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva qualitativa com foco na pesquisa-ação por considerar que esse tipo de pesquisa possibilitou o envolvimento de modo cooperativo e participativo dos alunos de nível médio na forma integrada do curso de Publicidade do IFAP, sendo 36 colaboradores da investigação. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: análise documental, observação, entrevista e questionário que contribuíram para a compreensão do objeto de estudo – a criação musical dos ladrões de Marabaixo. O referencial teórico da pesquisa está centrado nos estudos de Videira (2020), Sales (1971), Pereira (1989) e Loureiro (2007) que discutem as questões concernentes as culturas populares da Amazônia, com destaque para a cultura do Marabaixo. Bastian (2009), Bortolin (2020) e Penna (2015) se voltam para a pesquisa em Educação e Composição Musical no contexto escolar. As pesquisas de Fleury (2009), Geertz (2017) e Hall (2005, 2016) dão base para a compreensão da cultura numa perspectiva sociológica e da identidade cultural, e outros. O estudo mostrou que a função social da escola não é apenas formar um profissional para o mercado de trabalho, mas um ser humano que compreende a sua história, suas culturas, o contexto social que está inserido, e ainda com habilidade de interagir com a sociedade em ideias, no meio ambiente e de forma política, reinventando sua história e de sua comunidade na perspectiva de pertencimento de suas culturas. Além do que o estudo também contempla um E-book contendo os procedimentos metodológicos e a produção dos estudantes em sala de aula sobre os Ladrões de Marabaixo, consistindo em partitura das composições e desenhos utilizando a técnica artística computacional e técnica de desenho e pintura a mão livre que irão ilustrar o livro digital.

Presidente - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Interno - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Externo ao Programa - 2263777 - MARIA ANA AZEVEDO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS