Banca de QUALIFICAÇÃO: NATANY RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: NATANY RODRIGUES DA SILVA
DATA: 17/10/2022
LOCAL: Prédio do PPGARTES UFPA

MARIA E OUTRAS MARIAS: APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO POETAS EM FLOR

Maria. Desenho. Processos de criação. Experimentação artística.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas
ESPECIALIDADE: Desenho

A presente pesquisa analisa os processos de aprendizagem artística por meio do desenho, através do Projeto Poetas em Flor e seus desdobramentos interdisciplinares, desenvolvidos com estudantes dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Chico Mendes II, localizada no município de Parauapebas no Pará.  Como parte dessa trajetória evidenciam-se as produções ilustradas e poéticas que conectam as histórias, vivências, fisionomias, traços socioculturais e socioemocionais de mulheres que trazem em sua identidade civil o nome Maria e em sua essência o ser Maria nos tempos atuais. Foram realizadas atividades de observação de mundo, experimentação e criação de imagens ilustradas e poesias  que respeitam as verdades desses universos marianos, autenticamente femininos. Por se tratar de uma pesquisa voltada às práticas de criação em arte em sala de aula, destaca-se a observação e a experimentação artística, para legitimar o processo de criação interdisciplinar ao entrecruzar a ilustração e a poesia notabilizando uma aprendizagem significativa em Artes Visuais. Os procedimentos metodológicos adotados para esta pesquisa valeram-se de estudos de caso e da pesquisa-ação desenvolvidos em pesquisa bibliográfica e aulas-oficinas. E por fim, as considerações finais trazem as reflexões quanto às conquistas artísticas resultantes dos processos de criação que culminam nas narrativas ilustradas autorais ora expostas em espaços públicos ora publicadas no livro intitulado Maria e outras Marias.

Presidente - 2452649 - DANIELY MEIRELES DO ROSARIO
Interno - 2152971 - ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHAES
Externo à Instituição - NEDER ROBERTO CHARONE
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 16:48