Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA LORENA DE SOUSA MOREIRA

DISCENTE: MÔNICA LORENA DE SOUSA MOREIRA
DATA: 25/10/2022
LOCAL: Prédio do PPGARTES UFPA

BOCA NO MUNDO: OS ENTRECRUZOS DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTES NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PODCAST.

Ensino de Arte. Podcast. Cultura Digital. Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística

A pesquisa busca compreender como o Podcast pode colaborar enquanto elemento facilitador de processos de criação em arte no Ensino Médio, bem como a ferramenta Podcast pode ser utilizada como referência para os diversos processos de criação em artes nas aulas de Artes,  que ele pode suscitar, no âmbito da sala de aula e fora dela.

O artigo está subdividido em 4 partes, denominadas de "estações". Na primeira estação, os rumos da narrativa se concentram nas conceituações de Arte, Cultura Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e Tecnologias de Informação, Comunicação e Expressão - TICEs, possibilitando melhor compreensão dos termos e possibilidade de distinções aplicáveis ao ensino de Arte.

Na segunda estação, as reflexões se voltaram para analisar os conceitos que ajudam a compreender o Podcast e seu potencial educativo como ferramenta de ensino de Arte, sobretudo na educação básica, tecendo um breve cenário nacional, bem como a caracterização do perfil do público – juventudes, que estará diretamente envolvido na pesquisa.

A terceira estação é dedicada em descrever detalhadamente a Oficina de Podcast – Boca no Mundo, bem como os processos criativos do produto alcançado com os discentes - estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Santa Maria de Belém, localizada no bairro da Batista Campos, em Belém do Pará.

Interno - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO
Externo ao Programa - 1549199 - ISIS DE MELO MOLINARI ANTUNES
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 16:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2