Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA MARTA JARDIM SOUSA

DISCENTE: MARIA MARTA JARDIM SOUSA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: PROFARTES

Historiografia e memórias em dança: dramaturgia do corpo

Palavras-chave: dramaturgia, dança, escola.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Dança
ESPECIALIDADE: Execução da Dança

A presente pesquisa desenvolve em forma de projeto intitulado, Historiografia e memórias em dança: dramaturgia do corpo, processos criativos em dança apoiados nas histórias e memórias de alunas do Curso Técnico em Dança na Escola das Artes São Lucas na cidade de Castanhal/PA. As aulas se baseiam em experiências sensoriais e sinestésicas, percepção do corpo a partir do sujeito, desconstrução gestual e (re) criação de movimentos, utilizando técnicas de Educação Somática, Improviso e Bricolagem; as práticas intercruzam saberes entre o que é de conhecimento das alunas, como seu repertório motor; a cultura local que destaca experiências singulares expressas nas conversas compartilhadas e na narrativa corporal que materializa sentimentos, emoções e visão de mundo, assim como o diálogo com áreas diretamente ligadas a montagem do espetáculo apresentado, como artes visuais e música. Observo aspectos da dança na escola, contextualizando o tema com a realidade de nosso município; abordo a professora mediadora dos processos, numa prática dialógica e motivadora de experiências diversificadas e significativas; e a formação do artista da dança em nosso espaço educativo. A pesquisa conversa com autores que trazem contribuições relevantes ao processo como Isabel Marques, Débora Bolsanello, Luiz Rufino e Cecília Salles. A partir das técnicas utilizadas nos processos, montamos o espetáculo com a atuação das alunas em solos e conjunto num cenário contemporâneo.

Palavras-chave: dramaturgia, dança, escola.

Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo ao Programa - 1808828 - LUIZA MONTEIRO E SOUZA
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 16:46
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2