Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANA CELESTE CARVALHO DE ALMEIDA

DISCENTE: EVANA CELESTE CARVALHO DE ALMEIDA
DATA: 18/10/2022
LOCAL: Prédio do PPGARTES UFPA

Crisálidas: uma metamorfose criativa na socioeducação

Socioeducação. Artes Visuais. Metamorfose.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Artes Plásticas

A pesquisa acompanha as múltiplas pertenças sociais das estudantes nos diversos sentidos que a escolarização em Artes Visuais suscita, com o objetivo de experienciar as modificações ocorridas tanto no processo criativo - a partir do ambiente socioeducativo - quanto nas modificações dos corpos envolvidos, entendendo que estes corpos são resultados de um corpo violentado, traumatizado, fraturado, humilhado e desonrado. Para tanto, os territórios pesquisados são o Centro Socioeducativo Feminino-CESEF e o Centro Feminino de Internação Provisória- CEFIP, ambos localizados no município de Ananindeua-PA.

Essa conversão, seja nas diversas estruturas internas destes ambientes, seja na subjetividade de cada uma ou na pluralidade das experiências visuais, sucedem o desejo de liberdade criativa e autonomia social. A partir desse acompanhamento a problemática da pesquisa centra-se na busca pela solução: - Como transformar as experiências em processo criativo recorrendo aos temas aqui envolvidos, no que tange às produções e os entendimentos das estudantes do CESEF/CEFIP sobre o que está sendo construído?

Para construir o processo criativo no CESEF/CEFIP em Artes Visuais, lançado na lógica do remonte dessas dores, para se alcançar a criação artística na vida, na arte e no conhecimento, se pretende romper com a agenda política e curricular imposta dando visibilidade a essas vozes, que raramente poderíamos escutar. O processo criativo das estudantes, tanto do CESEF quanto do CEFIP, parte das experiências e das histórias narradas no processo criativo, quase sempre forjadas nas ruas, abrem-se para fora do ambiente socioeducativo. Com a bioescrita, a prova dessa vivência pode ser concretizada em sentimentos e emoções adversas, sem descrição possível. O que se materializa no ato criativo, seja por meio do desenho, da pintura, da colagem, ou de outras técnicas que possibilitem a transcendência desses sentimentos.

A Hipótese deste estudo é que a escolarização por meio das artes visuais utilizando o lúdico para alcançar o processo criativo ressignifica para as alunas a trajetória dos fracassos escolares, ajudando-as a construir uma nova relação com a escola. Uma vez que, a história de vida delas quase sempre estão fora do chão da escola, o abandono e a defasagem escolar faz parte da realidade delas e um dos objetivos da escolarização na socioeducação é trazê-las de volta ao convívio escolar, partindo do pressuposto da ressignificação de suas vidas, os temas abordados na construção do processo criativo será o racismo, feminismo e a liberdade que na sua totalidade fazem parte das inquietações e das narrativas de muitas delas.

Interno - 2124568 - IVONE MARIA XAVIER DE AMORIM ALMEIDA
Externo à Instituição - ADERLI GOES TAVARES
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 16:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1