Banca de DEFESA: CLEUMA GONÇALVES DE MATOS MARTINS

DISCENTE: CLEUMA GONÇALVES DE MATOS MARTINS
DATA: 25/11/2020
LOCAL: IEMCI

ENSINO DE CONCEITOS ELEMENTARES DE ESTATÍSTICA POR MEIO DE PRÁTICAS INVESTIGATIVAS

Formação de Professores - Práticas Investigativas – conhecimentos Estatísticos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Nesta pesquisa nosso objetivo foi investigar como a utilização das práticas investigativas podem auxiliar professores, que ensinam conceitos elementares de estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas no município de Uruará, região sudoeste do Pará. Desse modo, a questão norteadora da pesquisa se configurou como sendo: Em que termos as práticas investigativas podem auxiliar professores com o ensino de conceitos elementares de estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Adotamos como principal aporte teórico as ideias de Ponte entre outros, para tratar de questões referentes às práticas investigativas. Os conteúdos desenvolvidos, por meio das práticas investigativas, são relativos aos conceitos elementares de estatística. A pesquisa apresentada é de cunho qualitativo numa abordagem da pesquisa ação. Como metodologia de análise das informações, optamos pela análise das narrativas na perspectiva de Ponte. As informações coletadas durante o desenvolvimento do processo formativo foram organizadas por meio de questionário composto por entrevista semiestruturada, gravações de audiovisuais, registros fotográficos e anotações em nosso diário de campo. No que se refere aos resultados, foi possível identificarmos a partir das narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa, fragilidades quanto ao domínio do objeto de conhecimento estatística e indícios de práticas que pudessem possibilitar a criação de um ambiente enriquecedor e estimulante necessário a aprendizagem do referido objeto. Percebemos que a maioria dos participantes apontaram as lacunas de conhecimentos acerca do ensino de estatístico à problemas relacionados a sua formação inicial e continuada, pois segundo seus relatos não desenvolveram as aprendizagens de conhecimentos necessários para garantir uma prática docente de melhor qualidade voltado ao ensino de estatística. Durante o processo formativo compartilhado os participantes indicam movimento de superação desse quadro de desconhecimento do conteúdo abordado, bem como demonstraram apropriação da metodologia das práticas investigativas. As professoras participantes de todas as etapas do processo formativo pensaram, organizaram e desenvolveram, em suas salas de aula, tarefas utilizando estratégias que potencializaram o ensino de conceitos elementares de estatística, e favoreceram as aprendizagens dos alunos. Essas professoras demonstraram que participar de ambientes formativos que despertem novos modos de ensinar-aprender-avaliar se faz necessários para atendermos as demandas dos alunos em uma sociedade em constante mudança, na qual a prática de investigar é salutar para o desenvolvimento da autonomia, da reflexão crítica e da ação. Portanto, podemos afirmar que as práticas investigativas apresentadas e desenvolvidas na nossa pesquisa, mobilizaram professores e alunos em torno das suas aprendizagens.

Externo ao Programa - 1835378 - ALAN GONCALVES LACERDA
Presidente - 1780077 - ARTHUR GONCALVES MACHADO JUNIOR
Interno - 1783807 - JOSE MESSILDO VIANA NUNES
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 11:56