Banca de DEFESA: ANTONIA LUCIANA SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: ANTONIA LUCIANA SOUZA DOS SANTOS
DATA: 04/06/2019
LOCAL: Iemci

O Ensino por Investigação no Contexto da Etnomatemática em Escolas do Campo: Produção de farinha de mandioca

Ensino por Investigação. Educação Etnomatemática. Educação do Campo. Educação de Jovens e Adultos.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente estudo surgiu a partir das práticas vivenciadas pela professora pesquisadora, em turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em escolas do campo. Diante deste cenário educacional, surgiu a necessidade de investigar como o Ensino por Investigação, na perspectiva da Educação Etnomatemática, pode auxiliar no ensino dos conceitos de área, a partir do processo produção de farinha de mandioca? Para responder esse questionamento, traçamos como objetivo: Desenvolver uma sequência de atividades investigativas, baseada no processo de fabricação de farinha de mandioca, que auxilie no ensino dos conceitos de área e suas unidades de medidas, em uma turma de EJA de uma escola do campo. Desta forma, desenvolvemos uma pesquisa na abordagem qualitativa, com os procedimentos delimitados dentro da pesquisa ação. Os sujeitos foram seis alunos matriculados em uma turma de 4ª etapa/EJA, na Comunidade do São Bento do Rio Capim, pertencente a zona rural do município de São Domingos do Capim. Para isso, delimitamos com as seguintes ações: estudo sobre os aportes teóricos que versam sobre a educação do campo, a Educação Etnomatemática; a abordagem didática do Ensino por Investigação e o uso de Sequências de Atividades Investigativas; a identificação dos sujeitos culturais da pesquisa; a identificação dos conteúdos matemáticos escolares presentes no processo de fabricação de farinha de mandioca; construção e aplicação da atividade investigativa; considerações finais. Os instrumentos de coletas foram videogravações, fotografias, gravações de áudios e notas de campo. Percebemos com aplicação da atividade investigativa, promoveu a interação entre os discentes, contribuindo para atribuição de significados aos conteúdos escolares e auxiliou no ensino dos conceitos matemáticos estudados. O produto final da pesquisa, consiste em um e-book com orientações para o desenvolvimento de atividades investigativas, além de proposições de atividades no contexto da Educação Etnomatemática, sobre o processo de fabricação de farinha de mandioca.

Presidente - 2329969 - OSVALDO DOS SANTOS BARROS
Interno - 2307353 - JOAO MANOEL DA SILVA MALHEIRO
Externo ao Programa - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Notícia cadastrada em: 08/06/2019 22:39