Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA DA SILVA OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA EDUARDA DA SILVA OLIVEIRA
DATA: 17/11/2017
LOCAL: IEMCI

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM MÓDULO DE ESTUDO DE ASPECTOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS SOBRE A EVOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS

modelos atômicos;formação de professores;mapa conceitual

ÁREA: Educação

O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a aprendizagem e o ensino de modelos atômicos e tem como objetivo elaborar e avaliar um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre modelos atômicos na formação de professores de química. Inicialmente descreve e discute os resultados de sondagem de concepções alternativas de estudantes universitários de química sobre o tema e, a partir dessa análise, apresenta um texto didático sobre aspectos históricos e epistemológicos dos modelos atômicos, como forma de minimizar os problemas de aprendizagem detectados na amostra investigada e na literatura a respeito do tema. Os resultados da sondagem mostraram que os sujeitos, tal como de outros estudos análogos, não compreendem adequadamente a natureza, a história e o contexto de aplicação dos diferentes modelos atômicos. No caso, da amostra investigada, como se trata de futuros professores de química, isso se configura em um fato bastante preocupante. Por outro lado, os resultados de uma pequena amostra de estudantes universitários, que voluntariamente se dispuseram a ler o texto e responder questionários a respeito, indicam que a leitura de informações históricas e epistemológicas, apresentada no texto didático proposto, ajudou a minimizar alguns problemas de aprendizagem encontrados nas concepções desses futuros professores de química.

Externo ao Programa - 2205850 - ALCY FAVACHO RIBEIRO
Presidente - 1718163 - JESUS DE NAZARE CARDOSO BRABO
Interno - 1514998 - WILTON RABELO PESSOA
Notícia cadastrada em: 22/02/2017 16:54