Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ELIANA SOARES

DISCENTE: MARIA ELIANA SOARES
DATA: 09/11/2016
LOCAL: IEMCI
TÍTULO: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS: (re) constituição de memórias na educação inclusiva
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Educação Matemática. Educação de surdos. Memórias. Ensino e Aprendizagem.
ÁREA: Educação
RESUMO: Ao adentrar a “porta aberta” caminhei, embora não soubesse onde ia chegar, foi ai que descobri o mundo mágico, complexo e impregnante da educação inclusiva. Hoje, ainda envolta nessa descoberta, embora com um olhar calejado pelos deslizes no ofício, mas, fortalecida pela sede da busca constante, socializo minhas experiências e “aprendências” ao longo de duas décadas na docência, por meio desta pesquisa voltada para o Ensino e Aprendizagem de Matemática para a educação cidadã, pela qual, busco uma investigação científica escolar, na perspectiva da alfabetização científica sobre educação matemática para surdos. Convido-lhes a conhecer minha história docente, a partir da pesquisa qualitativa na modalidade narrativa autobiográfica, na qual narro as situações vividas em diferentes contextos da educação básica, considerando as nuances da realidade do ensino regular e a complexidade da educação inclusiva, tendo como ilustração a existência de vinte e quatro personagens que perpassaram as etapas da minha memória docente, considerando a relevância das memórias de cinco desses personagens, os quais tornaram-se protagonistas deste estudo porque estão regularmente na educação básica. Para tanto, o objetivo deste estudo foi analisar subsídios de percepções de estudantes surdos que constituem minha história docente, sobre o ensino de matemática, considerando a complexidade da comunicação em sala de aula, na perspectiva de adequações metodológicas que possam favorecer práticas pedagógicas inclusivas e futuros estudos nesta área. Por se tratar de subjetividades, para a realização deste estudo senti a necessidade de buscar apoio nos parâmetros da hermenêutica, da teoria sóciohistórico de Vygotsky, da teoria da objetivação cultural de Radford, da Semiótica de Peirce, e das teorias que discutem a educação matemática e a educação de surdos. Para absorver informações sobre o objeto de estudo, utilizei como instrumento investigativo a entrevista semiestruturada, e para a análise do material empírico utilizei-me da Análise Textual Discursiva. A partir da reflexão sobre os eixos de análises O contexto social no processo comunicativo da educação matemática; As interfaces da comunicação na educação matemática; Os aspectos sociais e sua relação com o ensino e aprendizagem matemática para surdos; os Elementos que limitam a aprendizagem matemática; e os Aspectos potencializadores da aprendizagem matemática. O enredo empírico revelou-me que embora já exista uma legislação que ampara uma educação adequada à inclusão do estudante surdo, as práticas educativas tanto familiar quanto escolar ainda distanciam-se dessa realidade, ficando evidente que as pessoas surdas ainda são vitimas de um invisibilidade social, no entanto, a surdez não é o maior problema do ensino e aprendizagem desses educandos, pois os personagens memorizados na narrativa e os participantes da pesquisa demonstram superação diante dessa lacuna na formação desses surdos. As percepções dos protagonistas deste estudo denunciam a falta de sensibilidade tanto de pais quanto de educadores sobre o respeito à cultura surda, o que implica dizer que os resultados deste estudo canalizam para um processo de formação docente não apenas no sentido acadêmico, que vai além das práticas dos professores de matemática, mas que perpassa pelo aspecto cultural e porque não dizer ideológico. Como contribuição deste estudo para a sociedade, será disponibilizado um material digital orientativo, no qual os próprios estudantes surdos participantes da pesquisa sugerem aos professores para melhorar suas práticas na educação matemática para surdos.
Presidente - 2093036 - ELIELSON RIBEIRO DE SALES
Externo ao Programa - 2152997 - ERASMO BORGES DE SOUZA FILHO
Interno - 1834768 - FRANCE FRAIHA MARTINS
Externo à Instituição - MARCELO MARQUES DE ARAUJO