Banca de DEFESA: FELIPE IVAN SOUZA DOS SANTOS

DISCENTE: FELIPE IVAN SOUZA DOS SANTOS
DATA: 17/04/2024
LOCAL: AUDITÓRIO - IEMCI

UM ESTUDO DE CÁLCULO DE ÁREA E PERÍMETRO A PARTIR DE PLANTAS BAIXAS COM USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Modelagem matemática, Geometria, Educação Matemática, Professor pesquisador.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A modelagem matemática cria um ambiente de aprendizagem no qual o aluno está inserido na resolução de problemas ligados à sua realidade, tendo em vista que existem diversas pesquisam que apontam uma necessidade do sujeito de ampliar suas metodologias e as relações presentes no meio educacional. Deste modo, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e tem como objetivo investigar os resultados de uma proposta didática envolvendo concepções de modelagem matemática com atividades sobre área e perímetro. Seguindo as três etapas de Biembengut (2007): Interação, Matematização e Modelo Matemático. Tendo como questão de investigação como a modelagem matemática pode ser aplicada na criação de atividades práticas envolvendo a criação de plantas baixas, destacando a relevância de concepções de área e perímetro nesse contexto? Na busca por pesquisas que relacionam essas características foram encontrados quatro trabalhos que serviram como parâmetros na organização e definição das atividades, bem como essas pesquisas puderam mostrar um panorama nacional sobre a temática. Dessa forma, a busca por uma metodologia capaz de contribuir para a construção do conhecimento dos alunos de forma eficaz nos fez elaborar uma proposta baseada na construção de uma planta baixa, com concepções de áreas e perímetros de uma possível ampliação/reforma estrutural de uma escola. Diante da necessidade estrutural da maioria das escolas públicas e a falta de envolvimento dos alunos com os conteúdos abordados em sala de aula, essa proposta foi desenvolvida para que pudesse contribuir para construção de novos conhecimentos através de uma metodologia baseada nos procedimentos da modelagem matemática. A organização estrutural dessa metodologia é classificada em: tipo de pesquisa, colaboradores da pesquisa, instrumentos de coleta de dados e organização das atividades, bem como sua aplicação que acorrerá em 6 encontros a fim de construir quatro plantas baixas utilizando conceitos de áreas e perímetros de figuras geométricas. Os resultados esperados refletem uma melhor compreensão do aluno sobre os conceitos abordados, bem como esperamos que este trabalho consiga proporcionar uma experiencia positiva no contexto escolar dos alunos.

Presidente - 1780077 - ARTHUR GONCALVES MACHADO JUNIOR
Interno - 1736764 - HERCIO DA SILVA FERREIRA
Externo à Instituição - JOSE RICARDO DA SILVA ALENCAR
Interno - 1849950 - TALITA CARVALHO SILVA DE ALMEIDA