Banca de DEFESA: HILDA CRISTINA MELO RIBEIRO

DISCENTE: HILDA CRISTINA MELO RIBEIRO
DATA: 19/04/2024
LOCAL: IEMCI - SALA 114

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ciências à luz do açaí enquanto metáfora da vida, dos saberes tradicionais e científicos e das linguagens existentes em comunidade ribeirinha.

Alfabetização científica. Açaí. Autoria. (Auto)formação docente.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar um conjunto de estratégias e proposta de aprendizagem de ensino dialógica à luz do açaí de forma interdisciplinar no contexto ribeirinho, por meio de práxis dialógicas, em turmas do Ciclo de Aprendizagem II dos anos Iniciais do Ensino Fundamental numa vivência (auto) formativa no espaço de uma escola ribeirinha da rede pública municipal de Belém/Pará.  Além disso, buscou investigar o açaí numa perspectiva rizomática de desenvolver um ensino centrado na alfabetização científica que valoriza saberes tradicionais, linguagem e autoria dos referidos estudantes. Como metodologia de pesquisa foi selecionada a pesquisa participante (Malinowski, 1978) em formação ativa, a qual promove um diálogo entre análise do discurso entre dois eixos de análises: A Planta Açaí Que Alimenta, Cura E Cria Identidade uma abordagem científica com o uso do Açaí nos anos iniciais em Belém/Pará, uma abordagem de construir/reconstruir a memória   e a valorização dos conhecimentos tradicionais e o protagonismo estudantil em vista do desenvolvimento da alfabetização científica; Uma Experiência Docente, De Produção De Texto Sobre A Lenda Do Açaí:   a autoria da leitura e escrita no contexto da beirada, a proposta de prática pedagógica de escrita em oficinas com produção de texto inspirada na vivência dialogando com a realidade. A pesquisa evidenciou o resultado de uma vivência formativa em que foram analisados potenciais com abordagem discursiva decolonial, buscando promover uma aprendizagem emancipatória, a alfabetização científica e o desenvolvimento de autonomia em leitura e autoria em escrita de lenda valorizando os saberes tradicionais histórico regional belenense ao considerar a linguagem amazônida em detrimento da colonialidade determinada pela modernidade.

Interno - 1169258 - ANA CRISTINA PIMENTEL CARNEIRO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 2272166 - HELLEN DO SOCORRO DE ARAUJO SILVA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 11:45