Banca de DEFESA: ELINIETE DE JESUS FIDELIS

DISCENTE: ELINIETE DE JESUS FIDELIS
DATA: 23/01/2023
LOCAL: ICB - Auditório João Paulo Mendes

AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL E METABÓLICO DE POVOS INDÍGENAS DO MÉDIO XINGU E TERRA INDÍGENA MÃE MARIA, EM 2007 e 2021: NOVOS DESAFIOS

Hábitos de vida; Povos Indígenas; IMC, perfil metabólico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o perfil metabólico e antropométrico de sete grupos indígenas da Amazônia brasileira descrevendo a prevalência de fatores de risco para doenças cardiovasculares (alterações antropométricas - sobrepeso e obesidade, obesidade central; hipertensão arterial, hiperglicemia, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia) na população adulta de sete povos indígenas do estado do Pará, no período de 2007 a 2021. Os dados epidemiológicos obtidos mostram que o perfil antropométrico nos povos indígenas investigados é heterogêneo. Há etnias nas quais as prevalências de alterações nutricionais e de hipertensão arterial sistêmica que ainda são baixas, como os Araweté, Arara, e Xikrin do Bakajá, enquanto que outras, como Kararaô, Parakanã, Asurini do Xingu e Gavião, exibem frequências elevadas de excesso de peso e de obesidade abdominal. Por outro lado, as alterações metabólicas como hiperglicemia e dislipidemia ainda não exibem prevalências elevadas, tanto na comparação com os dados na população brasileira não indígena, como na comparação com outros povos indígenas brasileiros. o que pode indicar que o processo de “ocidentalização” dos costumes está em curso, em graus variáveis, e que a transição nutricional e epidemiológica se encontra em um estágio inicial para algumas etnias e um estágio intermediário para outras, o que permitiria que ações de educação em saúde fossem utilizadas para conter ou minimizar a progressão e instalação desse fatores de risco cardiorrespiratórios. As modificações do perfil antropométricos se devem, em parte, a mudanças acentuadas do ponto de vista sociocultural e ambiental experimentadas pelos povos indígenas, em especial nas última três décadas, em graus variáveis, associados a um perfil genético subjacente que precisa ser melhor investigado e caracterizado.

Presidente - 326592 - JOAO FARIAS GUERREIRO
Interno - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1796306 - PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Externo ao Programa - 2181958 - IZAURA MARIA VIEIRA CAYRES VALLINOTO