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Banca de QUALIFICAÇÃO: TADEU LOPES MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TADEU LOPES MACHADO
DATA: 18/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: uma pesquisa etnográfica por demanda


PALAVRAS-CHAVES:



Antropologia da educação. Antropologia por demanda. Educação escolar indígena. Palikur. 


PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

A educação escolar indígena ainda é um tema pouco explorado pela antropologia no Brasil. Embora seja de interesse premente para os povos indígenas, a educação escolar ofertada nas aldeias carece de um olhar mais atento, reflexivo, crítico e propositivo no campo da antropologia. A presente pesquisa busca contribuir para atenuar essa carência, à medida que contextualiza a educação escolar indígena como direito dos povos originários, bem como percorre o cenário em que se apresenta na atualidade para apontar uma reflexão a partir da realidade da educação escolar ofertada na aldeia Kumenê, do povo Palikur, habitante do território indígena Uaçá, no norte do estado do Amapá. Nossa pesquisa está se construindo a partir da reivindicação da comunidade da aldeia Kumenê que apontou a necessidade de uma intervenção antropológica para ajudar na reflexão sobre a educação escolar, objetivando alcançar melhorias para esse campo, pois, segundo suas perspectivas, não há e nunca houve de fato uma educação de qualidade, bilingue e diferenciada na escola da comunidade. Historicamente o que percebem é a oferta de uma educação que não dialoga com a realidade cultural Palikur em seu currículo e em suas práticas pedagógicas, bem como desvaloriza os professores e demais profissionais da educação, não recebem recursos suficientes para investir em construção, manutenção e reforma dos prédios, não há incentivo para produção de livros didáticos e paradidáticos específicos, os recursos são insuficientes para aquisição de materiais escolares e compra de merenda escolar. Entendemos que seja importante a atuação do Estado como agente garantidor de uma educação escolar indígena diferenciada, mas ao mesmo tempo compreendemos que não há disposição política para que se efetive tal demanda. Portanto, defendemos que seja necessário desburocratizar a gestão, solidificar a formação qualificada de professores e gestores indígenas e garantir maior participação e autonomia da comunidade no conjunto das decisões da política educacional da Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá, da aldeia Kumenê. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 698.575.631-04 - CLAUDIA LEONOR LOPEZ GARCÊS - UnB
Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Interno - 3146812 - MICHELE ESCOURA BUENO
Externo à Instituição - SILVIA LOPES DA SILVA MACEDO
Notícia cadastrada em: 17/11/2020 15:12
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