Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILEIA DA SILVEIRA NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILEIA DA SILVEIRA NOBRE
DATA: 25/10/2019
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE VIDEO CONFERENCIA DO CTIC
TÍTULO:

"TUDO TEM SUA MÃE E DEVE-SE RESPEITAR": O MUNDO MÍTICO DE CARAPARU, PARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Imaginário Mítico. Ideologia. Etnografia. Colono/Agricultor. Encantados. Assombrações.


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

O objetivo geral da tese, é “compreender, a partir das práticas discursivas, a constituição e o funcionamento do imaginário que se derrama no real sociohistórico no qual o sujeito está envolvido. Mas especificamente debruço-me sobre um tipo de imaginário produzido por e para sujeitos, qual seja, o que projeta no/sobre o real a existência e circulação de entidades sobrenaturais presentes entre as famílias de agricultores de Caraparu. Esse objetivo se desdobrou em dois em que nomearei de Geral 1: compreender a constituição e o funcionamento desse imaginário projetado no/sobre o real. E Geral 2: examinar os indícios de prováveis/possíveis transformações desse imaginário no/sobre o real. Todos esses anos fazendo pesquisas com as famílias de agricultores de Caraparu me fizeram levantar alguns questionamentos. As indagações são as seguintes: que formação imaginária é essa que se derrama no real sociohistórico no qual o sujeito está envolvido? Esse imaginário mítico se perpetua, se transforma ou está desaparecendo no tocante à produção de realidades no corpo social de Caraparu? Desse modo, o recorte que me propus a investigar gerou a necessidade de buscar respostas no campo teórico fora da antropologia. Daí nasceu a necessidade de buscar no modo como Michel Pêcheux, a partir das teorias althusseriano, compreende o conceito de “imaginário” numa perspectiva ideológica materialista. Para vislumbrar esse processo, foi necessário fazer uma etnografia do modo de vida local com foco nas condições sociohistórica em que foi produzido o discurso da crença em seres sobrenaturais. Para tanto, coletei narrativas dos agricultores antigos e dos filhos, netos e bisnetos desses agricultores, para examinar o dizer tanto desses antigos agricultores como da nova geração, buscando identificar os processos de subjetivação desse sujeito. E examinar se os jovens agricultores se identificam plenamente, contra-identificam-se ou desidentificam-se com os saberes da formação discursiva dos agricultores antigos de Caraparu.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Interno - 1505830 - FLAVIO LEONEL ABREU DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 2400111 - PATRICIA DA SILVA SANTOS
Presidente - 032.262.042-20 - SAMUEL MARIA DE AMORIM SA - UFPA
Externo à Instituição - TANIA CONCEICAO CLEMENTE DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/10/2019 10:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2