Banca de DEFESA: CARLOS ELVIO DAS NEVES PAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ELVIO DAS NEVES PAES
DATA: 31/05/2019
LOCAL: Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo

A UNIVERSIDADE REIVINDICADA

Etnografia histórica de uma ação pública no Marajó, PA

ações de ensino, pesquisa e extensão; universidade e sociedade; planejamento institucional; povo marajoara; demandas sociais e culturais.

ÁREA: Sociologia

A Universidade Federal do Pará se instalou em Breves, no Marajó, com a missão de produzir, divulgar, usar e transformar o conhecimento para formar cidadãos e construir uma sociedade (marajoara) mais sustentável. Seus propósitos incluíram integrar a instituição às demandas locais e regionais segundo a lógica de privilegiar valores e sabedorias do povo marajoara nos processos de ensino, pesquisa e extensão. A fim de saber se as práticas e os saberes acadêmicos conseguem suprir demandas sociais e culturais com as ações de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a emancipação social, a pesquisa descrita nesta tese objetivou compreender as relações entre universidade e sociedade brevense segundo a mediação entre saberes e ações e entre atores sociais e dinâmicas de mobilização numa perspectiva socio-histórica. A pesquisa foi desenvolvida como documental e empírica alinhada metodologicamente na abordagem qualitativa. As fontes de dados incluíram documentos (estatuto e regimento geral) da UFPA, notícias e textos opinião, entrevistas e imagens. Pesquisa se embasa em autores como Boaventura de Souza Santos, Paulo Freire, Anibal Quíjano, Pierre Lascoumes e outros. Os resultados indicaram distanciamento das ações da UFPA em Breves em relação ao que seus marcos institucionais estabelecem como compromisso público; o que pode minimizar seu papel estratégico nos processos de ensino, pesquisa e extensão tendo em vista a região de florestas do Marajó. A indefinição de cenários concretos para o campus de Breves no planejamento institucional da UFPA não se acresce, mas também intensifica problemas severos que afligem o povo marajoara, sobretudo a negatividade de indicadores de saúde e educação e ausência de políticas públicas. Urge, então, que a UFPA almeje mitigar tais indicadores negativos num processo que pressuponha interação ainda mais propositiva e em parceria com órgãos municipais que administram a rede escolar e a de assistência social e saúde, bem como com entidades representativas da sociedade civil.

Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Interno - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo ao Programa - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Externo ao Programa - 1372779 - MONICA PRATES CONRADO