Banca de QUALIFICAÇÃO: EVILLYS MARTINS DE FIGUEIREDO

DISCENTE: EVILLYS MARTINS DE FIGUEIREDO
DATA: 02/05/2019
LOCAL: sala 15 PPGSA

AMAZÔNIA NEGRA: TRAJETÓRIAS DOCENTES, MATERIAIS DIDÁTICOS E RELAÇÕES RACIAIS REGIONALIZADAS

amazônia Negra. trajetórias docentes.relações raciais

ÁREA: Antropologia

A tarefa a qual nos propomos nesta pesquisa refere-se às trajetórias pessoais e profissionais de professores da educação básica, entendidas pela perspectiva antropológica. A partir da atuação do Grupo de Estudos Afro Amazônicos (GEAM) com os cursos de especialização Uniafro (para a formação de professores do ensino básico em relações etnicorraciais), objetivamos compreender como as trajetórias pessoais e profissionais de docentes, que cursaram a especialização, e as suas produções de materiais didáticos, como produto final do curso, são impactadas pelo debate sobre a Amazônia negra e potencializam a descolonização de saberes. Para tanto, trazemos a entrevista de um dos quatro interlocutores participantes desta pesquisa e a entrevista de duas professoras universitárias que fazem parte de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) na UFPA. A Amazônia Negra, ideia que vem sendo construída na UFPA por NEABs como o GEAM e o NOSMULHERES e por outros professores ligados à temática etnicorracial, procura romper com as inúmeras representações sociais e estereótipos colonizadores, hegemônicos e homogeneizadores construídos historicamente sobre a região, como a ideia de morenidade e/ou a de ínfima presença/influência da população negra na Amazônia. Sob o escopo da ideia de Amazônia negra é que situamos essa formação continuada de professores, pois a especialização é considerada pelos docentes cursistas como fundamental na compreensão das relações de trabalho e cotidiano racialmente estruturados; conflitos e reflexões para combater o racismo nessas relações também foram fortalecidos na vivência desses docentes do ensino básico na Amazônia Paraense. As desconstruções acerca de como se constituem as relações raciais amazônicas fazem parte de uma tentativa de descolonização de saberes, na qual se inserem os materiais didáticos produzidos pelos professores cursistas, pois serão trazidos como uma importante instrumentalização da formação continuada de docentes em contestação aos materiais didáticos escolares usuais.

Presidente - 1372779 - MONICA PRATES CONRADO
Interno - 6672463 - RODRIGO CORREA DINIZ PEIXOTO
Interno - 3185045 - VOYNER RAVENA
Externo ao Programa - 2351146 - LUIS FERNANDO CARDOSO E CARDOSO