Banca de DEFESA: SIMONE DE JESUS RIBEIRO CARDOZO DO NASCIMENTO

DISCENTE: SIMONE DE JESUS RIBEIRO CARDOZO DO NASCIMENTO
DATA: 31/08/2018
LOCAL: sala 14 PPGSA

UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM BELÉM

extensão universitária - conselheiros tutelares-crianças e adolescentes - Belém

ÁREA: Sociologia

Este trabalho analisa a função social da universidade, considerando a extensão como uma área essencial para articular a universidade e sociedade em uma perspectiva emancipatória. Para tanto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) uma instituição reconhecida na Região Amazônica foi escolhida como lócus da pesquisa. Avaliamos que tipo de relação a UFPA desenvolve com a sociedade, no município de Belém, no período de 2011 a 2015 por meio da experiência extensionista Escola de Conselhos, com abrangência em todo o estado do Pará, inserida na área temática da educação e na linha de extensão Infância e Adolescência. Verificamos que a Escola de Conselhos fomentou uma participação intersetorial na UFPA e estendeu uma articulação com vários órgãos públicos e movimentos sociais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. A Escola trouxe esses sujeitos sociais relevantes no contexto dos direitos humanos para dentro da Universidade para contribuir com suas ações. Assim, se constitui como uma instância relevante socialmente, pois foi criada para atender a uma demanda legítima da sociedade: a defesa dos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia paraense, por meio da formação continuada de conselheiros tutelares e de direitos. Os dados levantados indicam a importância das formações para os conselheiros tutelares e apresentam sugestões para melhorar as ações da Escola. A população atendida pelos conselheiros sugere que eles sejam mais preparados para atendê-la. Assim, consideramos que a Escola, apesar dos limites impostos a ela, tem contribuído significativamente para a formação dos conselheiros tutelares e outros sujeitos da rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Interno - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Interno - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo à Instituição - IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Presidente - 005.908.002-72 - VIOLETA REFKALEFSKY LOUREIRO - UFPA