Notícias

Banca de DEFESA: NAIARA VIDEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAIARA VIDEIRA DOS SANTOS
DATA: 24/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 15 -PPGSA-IFCH-UFPA
TÍTULO:

O DIRETO À CIDADE E A POLÍTICA HABITACIONAL: ANÁLISE DO CONJUNTO HABITACIONAL DE MORADIA POPULAR " RESIDENCIAL MACAPABA, NA CIDADE DE MACAPÁ-AP. 


PALAVRAS-CHAVES:

Direito à cidade, política habitacional, Residencial Macapaba.



PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Esta dissertação analisa as condições de planejamento e execução de um conjunto habitacional de moradia popular no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) na perspectiva do direito à cidade, tomando como estudo de caso o “Residencial Macapaba”, localizado em Macapá-Ap, implantado em sua primeira etapa em 2014 e finalizado em sua segunda fase em 2017. Utilizando-se de pesquisa documental, de entrevistas e questionários semiestruturados, objetivou-se analisar as etapas de formulação e implantação do conjunto habitacional e seu projeto de cidade e nessa perspectiva, a inserção dos moradores na malha urbana a partir da mudança para o habitacional. A discussão em torno do direito à moradia e do direito à cidade no campo da política habitacional constitui-se como fundamental para garantir a essas populações alcançar uma qualidade de vida urbana, frente aos desafios do ideal da cidade-mercadoria nas sociedades capitalistas contemporâneas. Dessa forma, identificou-se como os moradores do “Residencial Macapaba” vêm acessando os serviços e equipamentos urbanos de educação, de saúde, de transporte, de segurança e de lazer na nova moradia e também em comparação com a sua residência anterior. Trata-se de moradores, inseridos na Faixa I do PMCMV, com renda à época de implantação até R$1.600,00, em sua maioria provenientes de áreas alagadas e de bairros periféricos da cidade de Macapá, em situações precárias de habitação. Portanto, a importância de que lhes sejam garantidos não apenas o direito à moradia, mas também um conjunto de fatores que os permitam acessar o espaço urbano e seus recursos e dessa forma, possam efetivamente “viver” e usufruir da cidade.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AURILEA GOMES ABELEM
Presidente - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo ao Programa - 1152946 - JOSE JULIO FERREIRA LIMA
Interno - 6672463 - RODRIGO CORREA DINIZ PEIXOTO
Interno - 2191714 - TANIA GUIMARAES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 21/05/2018 12:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1