Banca de DEFESA: TASSIO DE SOUZA DAMASCENO

DISCENTE: TASSIO DE SOUZA DAMASCENO
DATA: 30/04/2018
LOCAL: Laboratorio de Antropologia

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE OS DESDOBRAMENTOS DO USO DESSAS FERRAMENTAS POR DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CIBERCULTURA - ENSINO SUPERIOR.

ÁREA: Sociologia

Uma das maiores características da contemporaneidade sem dúvidas é a presença cada vez maior de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diversos setores da sociedade. Nas últimas décadas, com a difusão da internet e a rapidez das inovações tecnológicas, houve um processo crescente do uso de novas tecnologias por parte dos indivíduos para exercerem diversas atividades do dia a dia. Essas transformações tecnológicas vividas pelos sujeitos na contemporaneidade representam não só a inserção de equipamentos e técnicas, mas também se manifestam na forma como os indivíduos estão vivendo e trabalhando essas transformações em suas relações cotidianas. Desse modo, as TIC estão presentes na nossa vida, no nosso trabalho e na nossa constituição como ser social. No contexto da Sociedade da Informação, a informação e o conhecimento passam a ser elementos estratégicos para o desenvolvimento do modo capitalista de produção. A partir disso, as universidades tornam-se locais estratégicos para o fornecimento de mão-de-obra qualificada para o mercado e de desenvolvimento do conhecimento e de novas tecnologias. Através da pesquisa bibliográfica, da netnografia em mídias socias e da pesquisa de campo, na qual foram utilizadas a observação participante, o roteiro de entrevistas semiestruturadas e o registro em diário de campo, investigamos quais os desdobramentos da inserção de TIC no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em linhas gerais, os resultados alcançados nessa pesquisa ressaltam uma série de processos provenientes da introdução das TIC no ambiente acadêmico, que foram identificados e abordados ao longo deste trabalho. Dessa forma, podemos ressaltar o crescimento da Cibercultura entre os sujeitos investigados, que se manifesta por meio do uso de TIC na intermediação de uma gama variada de atividade como trabalhar, estudar e se comunicar. Além disso, observamos que a modernização da UFPA representa um grande passo para a introdução da instituição na dita Sociedade da Informação e do Conhecimento e contribui diretamente para esse crescimento da cultura digital entre docentes e discentes. Em contrapartida, também foram identificados problemas como os conflitos na relação entre docentes e discentes em sala de aula e nas mídias sociais, a exclusão digital presente no meio acadêmico e as dificuldades da instituição em atender as demandas da comunidade acadêmica por treinamento e qualificação. Em síntese, esse trabalho contribui para enriquecer o panorama de discussões sobre o processo de inserção de TIC no ensino superior, especialmente, no trabalho de docentes e discentes e na relação entre esses indivíduos no ciberespaço e na sala de aula.

Externo ao Programa - 2327571 - ANDRE LUIS ASSUNCAO DE FARIAS
Interno - 3285740 - ANDREA BITTENCOURT PIRES CHAVES
Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 2202745 - JOYCE OTANIA SEIXAS RIBEIRO