Banca de DEFESA: THAINA GUEDELHA NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAINA GUEDELHA NUNES
DATA: 04/12/2023
LOCAL: presencial sala 15 -PPGSA-IFCH

Por um turismo decolonial: reflexões antropológicas a partir da turistificação da Ilha do Combu/PA

Antropologia do Turismo; Turismo; Turistificação; Ilha do Combu; Decolonialidade; Bem Viver; Descolonização do turismo.

ÁREA: Antropologia

A partir de 2015, na Ilha do Combu, Área de Proteção Ambiental pertencente a área insular de Belém do Pará, se inicia um processo de turistificação que a tira de sua condição de relativa invisibilidade, atraindo cada vez mais visitantes. Diante disso, esta tese tem como objetivo analisar esse processo e seus principais desdobramentos, identificando e compreendendo as transformações pelas quais a ilha vem passando, positiva e negativamente. Tendo como palco a Ilha do Combu, buscou-se refletir criticamente sobre o turismo ter se constituído sob a influência da colonialidade e, consequentemente, assimilado as noções de desenvolvimento e modernidade. Utilizando-se dos debates provenientes da Antropologia do Turismo, com contribuições de autores que abordam a decolonialidade, os resultados apresentados são frutos de uma pesquisa antropológica qualitativa. Esta teve como base a etnografia, com observação direta e participante, entrevistas semiestruturadas com donos de estabelecimentos comerciais da ilha voltados para o lazer e turismo, questionário online com visitantes da ilha e registros fotográficos. Foram também realizadas investigações na internet, buscando acompanhar em rede social perfis de estabelecimentos da ilha, material de divulgação destes e comentários em postagens sobre a ilha por perfis de jornais da cidade. Cabe destacar que os resultados aqui apresentados são oriundos não apenas da pesquisa durante o período do doutorado, mas de todas as pesquisas que realizei desde 2010, o que me possibilitou acompanhar as transformações pelas quais a ilha vem passando. Outra dimensão metodológica foi a da pesquisa-ação, em que se estabeleceu contrapartidas da pesquisa para a comunidade através de cartilhas para os donos dos estabelecimentos e para os visitantes, a ser produzido posteriormente. Assim como a criação de um site sobre a Ilha do Combu, já em funcionamento, divulgando informações sobre o local e que promoverá educação turística. Como resultados tem-se que o avanço da busca por lazer e turismo no local proporcionou a consolidação deste como um importante ponto turístico de Belém, gerando mais visibilidade, valorização do local, emprego e renda para a população. Entretanto, atraiu a atenção de forasteiros que buscaram também aproveitar das possibilidades promissoras do turismo, decidindo empreender no local, intensificando o processo de turistificação. Tal fato contribuiu para o desenvolvimento desordenado do turismo, que vem se intensificando rapidamente, gerando a proliferação de estabelecimentos, especulação imobiliária, perturbação da vida cotidiana local, poluição, erosão, insegurança, surgimento de atrativos artificiais e mudanças para atender às demandas externas. Percebeu-se que a maneira que a atividade vem se desenvolvendo nos últimos anos no local, reflete as ontologias propagadas pela colonialidade, no comportamento e ações de agentes do Setor Privado, do Poder público e de visitantes. Todavia, a população local tem mostrado sua agência e destacando seu protagonismo frente a esse processo.  Por fim, buscou-se trazer proposições para avançar na importante, e necessária, descolonização do turismo.

Interno - 5216524 - ANTONIO MAURICIO DIAS DA COSTA
Externo ao Programa - 1354943 - FLAVIO BEZERRA BARROS
Externo à Instituição - HELENA DORIS DE ALMEIDA BARBOSA
Presidente - 004.467.262-49 - LOURDES DE FATIMA GONÇALVES FURTADO - USP