Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA BARROS COELHO

DISCENTE: CAMILA BARROS COELHO
DATA: 24/10/2023
LOCAL: LAANF

POVOS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEOS: OS MEBÊNGÔKRE-KAYAPÓ E SUA RELAÇÃO COM A INTERNET.

Mebêngôkre-Kayapó; Povos indígenas; Internet.

ÁREA: Antropologia

Este estudo busca compreender de que maneiras os Mebêngôkre-Kayapó da aldeia A’Ukre compreendem a internet e como esta relação está afetando seus modos de vida. Apresento reflexões sobre minha caminhada enquanto estudante de mestrado, aliado à duas idas à campo, porém ainda sem realizar a observação participante que guiará o texto da dissertação. Assim, busquei desenvolver uma linha de raciocínio teórica e metodológica a partir das perspectivas da etnologia indígena, dos estudos sobre internet e sobre mídia indígena. Através de um recorte do projeto “Observatório interinstitucional de investigação em cibercultura para comunidades indígenas - Povo Mebêngôkre-Kayapó”, do qual participo como estudante, buscarei registrar, através de observação participante e entrevistas semi-estruturadas, as relações e percepções de moradores de A’Ukre com/sobre a internet (1), levantar os desafios e preocupações enfrentados pela comunidade  internet (2) e, por fim, realizar uma análise sobre as mudanças culturais relacionadas ao uso da internet (3). Este estudo é relevante para contribuir com a compreensão dos usos da internet pelos povos indígenas (que muitas vezes residem em locais de difícil acesso) a pesquisa oferece uma perspectiva que vai além do olhar do Estado, considerando as particularidades e desafios enfrentados por essas comunidades no contexto da conectividade digital. Neste contexto, destaco a existência do Centro de Mídia da aldeia A’Ukre, que desempenha um papel multifacetado na comunidade, pretendo ilustrar como esse local se destaca como um exemplo de vários aspectos da vida comunitária e de sua relação com a tecnologia digital.

Interno - 3322189 - DANIELA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 2316255 - KATIANE SILVA
Externo à Instituição - LAURA ZANOTTI