Banca de QUALIFICAÇÃO: IGNACIO GABRIEL SAN MARTIN ARAYA

DISCENTE: IGNACIO GABRIEL SAN MARTIN ARAYA
DATA: 27/06/2023
LOCAL: Sala 15 - PPGSA
ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE INDÍGENAS ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: DESAFIOS E RESISTÊNCIA.

Resistência Indígena. Políticas Afirmativas. Indígenas Estudantes da UFPA

ÁREA: Antropologia

As experiências de estudantes indígenas em contextos universitários figuram como uma questão central em meu trabalho, dada minha própria vivência como “outro” no interior institucional e em seus meandros administrativos e acadêmicos. As dificuldades vivenciadas nesses percursos me tocaram pessoalmente, assim como tocaram meu olhar sobre esses outros “outros” que não são eu mesmo. Diante do contexto tratado, portanto, esta pesquisa possui a seguinte problemática: quais são as estratégias de permanência institucional de indígenas estudantes da Universidade Federal do Pará no período de 2021 e 2023 e como tais estratégias podem ser vistas como um processo e ações de resistência na interface com a sociedade não indígena? Quais são as novas sociabilidades e modos de vida que se estabelecem no transcurso da permanência? Como objetivo geral: Identificar e descrever as estratégias de resistência na permanência de indígenas estudantes da UFPA e as transformações em seu modo de vida. Como objetivos específicos: a) sistematizar e analisar as ferramentas oferecidas pela UFPA aos indígenas estudantes, que contribuam para a permanência na universidade; b) levantar, em conjunto com os indígenas estudantes da UFPA, dados qualitativos acerca das ações afirmativas e seus impactos na vida acadêmica; c) identificar e descrever as mudanças nas sociabilidade e modos de vida entre os indígenas estudantes da UFPA; d) realizar uma produção audiovisual com os indígenas estudantes da Universidade Federal do Pará sobre suas estratégias de permanência, os desafios, oportunidades e expectativas a fim de usar como ferramenta de diálogo com a comunidade universitária. Para a realização da investigação, primeiro realizei pesquisa bibliográfica e a Fotoetnografia como ferramenta para introduzir meu olhar no texto. Aliada a isso, a pesquisa de campo, por meio da etnografia multisituada, está sendo realizada desde o ano de 2021 até 2023. O primeiro capítulo tem por objetivo apresentar o percurso de leitura sobre as categorias analíticas que orientam a pesquisa. O segundo capítulo, discute sobre as desigualdades históricas em relação às comunidades tradicionais e apresenta os intelectuais indígenas, seus movimentos e articulações de resistência estudantil na UFPA. Por fim, apresento algumas considerações de continuidade de pesquisa, haja visto que esta ainda encontra-se em andamento.

Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Interno - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo ao Programa - 2171317 - MARIA DO SOCORRO RAYOL AMORAS
Externo ao Programa - 3294539 - THALES MAXIMILIANO RAVENA CANETE