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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIENNY DO CARMO CORREA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIENNY DO CARMO CORREA
DATA: 20/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PEREGRINOS DA FÉ NA AMAZÔNIA URBANA: FACES DO INDIVIDUALISMO RELIGIOSO BRASILEIRO.


PALAVRAS-CHAVES:

 Individualismo, Religião, Amazônia.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

No Brasil, o fenômeno da individualização religiosa, em se tratando de estudos mais sistemáticos sobre os efeitos de tal tipo de religiosidade sobre os processos de transformação do campo religioso brasileiro contemporâneo, podem ser considerados, tanto no plano teórico, quanto na dimensão empírica, incipientes, com poucas exceções. No entanto, os trabalhos de diversos autores nacionais, mesmo de forma indireta ou transversal, nos fornecem dados e categorias auxiliares na compreensão do fenômeno da individualização e sua interferência sobre os processos de trânsito e geração de novas formas de religiosidade orientadas por duplas ou múltiplas pertenças. Tais autores e seus respectivos estudos, por motivos de espaço não serão citados nesta parte introdutória, mas em capítulo posterior, onde se fará a ligação de seus estudos e resultados ao esforço de compreensão e desenvolvimento teórico do fenômeno da individualização religiosa no Brasil. Mas, mesmo em meio à escassez de pesquisas regulares dedicadas a crescente influência e expansão da individualização religiosa brasileira, podemos destacar o trabalho do sociólogo da religião Lisias Negrão. A originalidade deste autor consiste em sua metodologia de pesquisa centrada no indivíduo, especialmente naqueles reprodutores de uma religiosidade marcada pela pluralidade e flexibilidade entre crenças e pertenças. A figura do mutante religioso, criada pelo autor, refere-se a crescente e significativa presença deste tipo de agente religioso no cenário nacional. O foco de Negrão está na investigação dos percursos identitários destes religiosos, e como esta subjetividade religiosa mutante poderia ser a expressão de uma personalidade religiosa de valor estrutural na composição do campo simbólico-religioso brasileiro, pois a maneira de expressar sua religiosidade estaria referenciada, segundo Negrão, pela possível existência de um substrato ou background simbólico-religioso brasileiro comum, entre crenças em santos, espíritos, guias e valores morais genéricos. Na Amazônia, a mesma ausência de estudos mais sistemáticos e rigorosos dedicados à análise da produção simbólica hibrida, das múltiplas pertenças e do trânsito dinâmico que as acompanha, se repete. As pesquisas mais recentes sobre a expansão das religiões da Nova Era na cidade de Belém  justificam um olhar crítico mais cuidadoso e aprofundado sobre estas formas de expressão religiosa mais individualizadas e que se estruturam mais por concepções de imanência e espiritualidade, em vez de transcendência e religiosidade. A peculiaridade ou característica particular identificada por Cordovil quanto à forma de manifestação deste tipo de religiosidade em Belém, é a de sua maneira original de incorporar elementos da cultura religiosa tradicional amazônica que, por meio de processos de bricolagem, funde elementos simbólicos e rituais autóctones da região ao já rico e diversificado universo cultural destes grupos religiosos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Presidente - 480.361.613-20 - MANOEL RIBEIRO DE MORAES JUNIOR - UEPA
Externo à Instituição - MARCELO NICOMEDES DOS REIS SILVA FILHO
Interno - 6672463 - RODRIGO CORREA DINIZ PEIXOTO
Notícia cadastrada em: 15/03/2023 10:30
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