Banca de DEFESA: MARCELO SANTOS SODRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO SANTOS SODRE
DATA: 12/04/2023
LOCAL: Laboratório de Antropologia (Sala de Audiovisual)

A ESCOLA COMO UM “EU-ISSO BUBERIANO”: ARENDT, HABERMAS E O PERSONALISMO COMO CHAVES DE LEITURA DO FENÔMENO EDUCACIONAL

Educação. Hermenêutica. Personalismo. Emmanuel Mounier.

ÁREA: Sociologia

Como Problema central de pesquisa, esta Tese de Doutorado investigou do ponto de vista do Personalismo em Mounier e em Buber (com forte diálogo com Arendt e Habermas) se a escola pública pode ser concebida como um “eu-isso buberiano” e se está vivenciando nas últimas duas décadas um modelo de escolarização para o Ensino Médio o qual instrumentaliza alunos e alunas em direção a desresponsabilização destes/as para com o mundo comum. Buscou-se compreender se o fato de reduzir o modelo atual a um mero “curso preparatório” para diversos processos seletivos de acesso ao ensino superior, especialmente para àqueles que utilizam a “nota do ENEM” como critério de seleção, estaria promovendo tanto a despersonalização quanto a despolitização dos(as) estudantes pelo ensino escolar. Assim, por um lado, analisou-se se este modelo promoveu aquilo que denomino neste trabalho de “dissolução da esfera pública/do mundo comum”, e, por outro, se a “aula como encontro” eleva-se como alternativa de rompimento com o caráter instrumental típico da educação escolar. Portanto, os locais de investigações foram escolas públicas selecionadas entre os anos de 2016 e 2020, e a Metodologia desenvolvida seguiu as matrizes explicativa e compreensiva, com abordagem dedutiva a partir de pesquisas teóricas e de campo. Como resultado, confirmou-se a tese investigada.

Externo à Instituição - ADERLI GOES TAVARES
Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 1323011 - LIVIA SOUSA DA SILVA