Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEREN HAPUQUE PANTOJA LOBO

DISCENTE: QUEREN HAPUQUE PANTOJA LOBO
DATA: 06/03/2023

PESCA ARTESANAL DE CAMARÃO EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS: ENTRE APROPRIAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO.

apropriação e substituição, cadeia produtiva, feiras, pesca de camarção.

ÁREA: Antropologia

As pescarias na região norte são prevalentemente artesanais, todavia a frota industrial vem crescendo desde 1960, quando o Estado deu início aos investimentos em políticas públicas para o setor a fim de ampliar a produtividade econômica da pesca na região (BARTHEM et al, 1997). Em um movimento mais recente, a migração de embarcações das regiões sul e sudeste do país para os pesqueiros da Costa Amazônica contribuíram para o inchaço da frota industrial (ISAAC, 2006; CAÑETE, 2018; FAO, 2022).  Dentre os diversos tipos de pescarias dos sistemas artesanal e industrial, a pesca de arrasto de camarão figura na problematização deste trabalho, sobretudo, em razão de sua relevância às populações humanas que dela dependem para reprodução do seu modo de vida, bem como pela riqueza do conhecimento ecológico local no manejo dos ecossistemas costeiros da Amazônia. A área de estudo de interesse desta dissertação abrange a região do Salgado Paraense, Norte do Brasil, pela relevância da pesca de arrasto de camarões marinhos (Litopenaeus schmitti, Burkenroad, 1936 e Xiphopenaeus Kroyeri, Heller, 1862). Para compreender e discutir o cenário dessa tipologia de pesca, dados secundários foram acessados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais. Foram aplicados 97 formulários nos quatro municípios. Foram realizadas oito (8) visitas a dezoito feiras, designadas a partir de critérios socioeconômicos e de importância para o comércio do seu respectivo bairro e entorno.

Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Interno - 326059 - EDILA ARNAUD FERREIRA MOURA
Externo à Instituição - RAFAEL PAIVA DE OLIVEIRA DIAZ