Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE NASCIMENTO ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE NASCIMENTO ARAÚJO
DATA: 01/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Zoom
TÍTULO:

Experiências indígenas no Acre: Interculturalidade e produção de saberes face a situação colonial.


PALAVRAS-CHAVES:

Situação Colonial, Interculturalidade, Juventude Shanenawa, Protagonismo de Mulheres Indígenas, Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre, Sudoeste Amazônico.


PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Esta pesquisa é sobre produção de conhecimento e estratégias indígenas de enfrentamento às ameaças à sua existência em contextos de relações com a sociedade colonizadora e está focada na interculturalidade enquanto forma de diálogo e relação. Entendemos que a interculturalidade também pode ser compreendida enquanto um projeto político, cultural, ético, epistêmico e social, como escreve Walsh (2007, p.47). Isto é, enquanto conceito esta noção engloba diversas faces de uma epistemologia da resistência à situação colonial. Ela tem gêneses múltiplas, em diversos movimentos indígenas, negros, e de populações subalternizadas em uma perspectiva mais ampla na América Latina. A interculturalidade pode ser compreendida enquanto um meio, uma ferramenta, um método, cujo fim é o enfrentamento da situação colonial e sua principal consequência contemporânea, o Capitaloceno.

Em nossa etnografia, os casos que serão analisados trazem três diferentes objetivos que são atualmente buscados por povos indígenas no Acre com a prática da interculturalidade em suas diversas acepções descritas acima. São eles a soberania alimentar, o fortalecimento cultural e o empoderamento feminino. A pesquisa está baseada na análise dos esforços empreendidos por jovens indígenas Shanenawa visando o seu fortalecimento cultural através do resgate da utilização cerimonial do Uni (Ayahuasca), do protagonismo das mulheres indígenas do Acre no movimento indígena através do combate à violência doméstica e produção de alternativas de geração de renda e autonomia para as mulheres, e do processo de formação e prática dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (AAFIs) no que concerne à gestão de Terras Indígenas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 698.575.631-04 - CLAUDIA LEONOR LOPEZ GARCÊS - MPEG
Interno - 1505830 - FLAVIO LEONEL ABREU DA SILVEIRA
Interno - 6672463 - RODRIGO CORREA DINIZ PEIXOTO
Externo à Instituição - STEPHEN GRANT BAINES
Notícia cadastrada em: 15/02/2023 12:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1