Banca de DEFESA: ANDREICI MARCELA ARAUJO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREICI MARCELA ARAUJO DE OLIVEIRA
DATA: 29/09/2022
LOCAL: Laboratório de Antropologia

MOBILIZAÇÃO COLETIVA E ENSINO SUPERIOR: movimentos micropolíticos na universidade.

SAÚDE INDÍGENA; LIGA ACADÊMICA; EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA; PARTICIPAÇÃO; REPRESENTAÇÃO.

ÁREA: Antropologia

Estar na cidade é também frequentar espaços institucionais, dialogar com agentes do Estado e se fazer presente em um dos espaços que ganham mais visibilidade ultimamente: as universidades. A presença de indígenas nas universidades não é somente para engrossar as estatísticas, mas significa um grande passo dado na busca por formação e entendimento das políticas que afetam de forma direta ou indireta os Povos Indígenas e, ultrapassando essa esfera, pode significar também uma busca por maior participação e atuação direta em determinadas políticas, como a de educação e saúde. Considerando que os indígenas estão, cada vez mais, ocupando o espaço acadêmico e do seu papel mobilizador entre aldeia e cidade, a seguinte problemática surge: como esses indígenas acadêmicos da área de saúde, se mobilizam politicamente dentro dos muros da Universidade Federal do Pará? Parto da hipótese de que a mobilização política indígena, na área de saúde, ganha força a partir da inserção de indígenas no nível superior, mas ainda esbarra nas barreiras institucionais da Política de Saúde Indígena e no baixo número de profissionais indígenas nesta área para uma atuação mais efetiva. Assim, busco analisar como o acesso ao ensino superior pode ser um instrumento de mobilização coletiva, no campo da saúde indígena, em relação aos indígenas acadêmicos da Universidade Federal do Pará- campus Belém, do instituto de Ciências Biológicas e da Saúde a partir dos seguintes passos: verificando as implicações do acesso ao ensino superior no processo de mobilização política indígena; descrevendo a atuação da Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará (Lasipa) dentro e fora dos muros da Universidade Federal do Pará; e identificando a relação entre educação e atuação política dos estudantes dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Pará. Utilizou-se entrevistas, análise de documento, levantamento bibliográfico. Concluiu-se que o ingresso nas universidades fortalece os movimentos micropolíticos, necessários para uma maior visibilidade no campo da área de ciências da saúde e, assim, a relação diretamente proporcional entre educação e atuação política se concretiza.

Interno - 698.575.631-04 - CLAUDIA LEONOR LOPEZ GARCÊS - MPEG
Presidente - 2153549 - DENISE MACHADO CARDOSO
Externo ao Programa - 2185031 - IZABELA DA SILVA JATENE
Externo ao Programa - 2181958 - IZAURA MARIA VIEIRA CAYRES VALLINOTO