Banca de DEFESA: TADEU LOPES MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TADEU LOPES MACHADO
DATA: 23/03/2022

A escola reivindicada: educação escolar no contexto do povo indígena Palikur

Educação escolar indígena; Povo Palikur; Kumenê; Escola Indígena Estadual Moisés Iaparrá

ÁREA: Antropologia

Esta Tese traz uma abordagem sobre a educação escolar na aldeia Kumenê, do povo Palikur. Os aspectos metodológicos da pesquisa, bem como o processo dos acordos definidos com a comunidade e alguns elementos teóricos são descritos na primeira parte que compõe o estudo. Acompanhando a trajetória que fiz a partir da negação pelas mulheres Palikur a uma primeira proposta de pesquisa, passando pelos descaminhos de negociação com o movimento indígena na tentativa da segunda proposta, procuro levar o/a leitor/a a perceber as estratégias e os mecanismos de luta daquele povo indígena, tendo como horizonte entender que a pedagogia do fazer política é uma das facetas da vida indígena. A educação escolar nas aldeias dos Palikur é uma realidade que não tem correspondido aos seus anseios e projeto de vida, portanto, busco dar minha contribuição a partir dos elementos apresentados no decorrer desse estudo, tendo como horizonte a construção de uma pesquisa envolvida com um problema social que afeta o cotidiano desses indígenas. A falta de investimentos para contratação de professores e demais funcionários indígenas, para reparos, reformas e construção de novos prédios para a escola, as burocracias impostas para gerir os assuntos da escola, a falta de merenda escolar regionalizada, todos esses elementos nos levam a questionar: a escola indígena que existe no Kumenê é realmente indígena? Compreendemos que o fazer escolar na aldeia desnuda a forma como o Estado tem mantido a relação com os povos indígenas: com desrespeito e falta de diálogo. Portanto, é importante que os próprios indígenas continuem mobilizados para enfrentar o desafio de refundar a educação em suas aldeias, lutando para que a pedagogia Palikur, entendida aqui como o conjunto de práticas cotidianas e tradicionais para a manutenção da vida indígena, seja o fundamento do exercício escolar.

Presidente - 698.575.631-04 - CLAUDIA LEONOR LOPEZ GARCÊS - MPEG
Externo à Instituição - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA
Externo à Instituição - GERSEM JOSE DOS SANTOS LUCIANO
Interno - 037.688.067-82 - LUCIANA GONCALVES DE CARVALHO - UFOPA