Banca de DEFESA: ALESSANDRA MENDONÇA TOMÁS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA MENDONÇA TOMÁS
DATA: 25/04/2023
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

INFLUÊNCIA DA ESCOLARIDADE E DA IDADE EM ASSOCIAÇÃO A POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO NO DESEMPENHO COGNITIVO

Envelhecimento. Escolaridade. Cognição. Polimorfismo de Nucleotídeo Único. CANTAB.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Já se sabe que as habilidades cognitivas tendem a diminuir com a idade, com variação significativa entre os indivíduos e muitos estudos têm sido realizados em busca de biomarcadores genéticos que antecipem com mais precisão os riscos relacionados ao envelhecimento patológico. No presente estudo, investigamos a influência potencial dos polimorfismos de nucleotídeo único de BDNF, NTRK2 e Irisina/FNDC5 no desempenho cognitivo de adultos jovens e idosos com níveis educacionais contrastantes. Abordamos duas questões simples relacionadas ao declínio cognitivo relacionado à idade: 1) A presença de polimorfismos de risco de nucleotídeo único de BDNF, NTRK2 e FNDC5 explica pelo menos parte da variação dos desempenhos cognitivos observados no final da vida? 2) O nível de escolaridade melhora as funções cognitivas afetadas por essas combinações? Para tanto, medimos a memória espacial de trabalho, o processamento rápido da informação visual, o tempo de reação, a memória de reconhecimento visual e a memória episódica de jovens (25 – 27 anos, n = 150) e idosos (69 – 71 anos, n = 252), com baixa (Young = 75, Old = 126) e alta escolaridade (Young = 75, Old = 126) utilizando testes específicos e sensíveis da Cambridge Automated Neuropsychological Test Assessment Battery - CANTAB. A ANOVA de três vias revelou que polimorfismos de nucleotídeo único para os genes investigados estavam associados a desempenhos diferenciais em funções executivas (SWM), memória episódica (PAL), atenção sustentada (RVP), velocidade de resposta mental e motora (RTI) e memória de reconhecimento visual (DMS) e que maior escolaridade melhorou as funções cognitivas afetadas. Tomados em conjunto, os resultados revelaram influências diferenciais de polimorfismos únicos na cognição no final da vida, sugerindo sua utilidade como potenciais biomarcadores e enfatizando a importância da estimulação multissensorial e cognitiva que a educação avançada oferece, reduzindo os efeitos deletérios combinados de dois importantes fatores não modificáveis para declínio cognitivo relacionado à idade.

Interno - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Presidente - 326314 - CRISTOVAM WANDERLEY PICANCO DINIZ
Externo ao Programa - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Interno - 947.698.932-72 - MARIANNE RODRIGUES FERNANDES - UFPA