Banca de DEFESA: KLEZZER DE OLIVEIRA CARNEIRO

DISCENTE: KLEZZER DE OLIVEIRA CARNEIRO
DATA: 06/11/2015
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

INVESTIGAÇÃO DE POLIMORFISMOS NOS GENES IFNɣ e INFGR1 ASSOCIADOS A SUSCEPTIBILIDADE EM PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE DO ESTADO DO PARÁ

Tuberculose; mycobacterium tuberculosis;IFN ɣ e INFGR1.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Tuberculose pulmonar é uma doença infectocontagiosa de transmissão por via aérea,que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), infecta cerca 02 bilhões de pessoas ao redor do mundo. É a principal causa de morte por doença infecciosa em adultos nos países em desenvolvimento, representando um grave problema de saúde pública, devido principalmente, a não aderência ao tratamento, ao diagnóstico tardio e subdiagnóstico e ao não controle de contatos, o que faz com que a população continue susceptível à infecção, neste estudo objetivou-se Investigar prováveis associações de três polimorfismos genéticos no gene IFNɣ e INFGR1 responsáveis pela susceptibilidade à tuberculose em pacientes com tuberculose e tendo como controle pacientes sem tuberculose do Hospital Universitário João de Barros Barreto, da população de Belém/PA. e assim determinar as frequências de polimorfismos nos genes IFNɣ e INFGR1 envolvidos com a susceptibilidade a tuberculose na população do Pará. Avaliar se ocorrem diferenças nas frequências gênicas e genotípicas dos polimorfismos no gene IFNɣ 871 A>T e no gene INFGR1611(C>T) e INFGR1 - 56 (A>G)entre indivíduos portadores de tuberculose e indivíduos sem tuberculose da população de Belém. Investigar um painel de 62 Marcadores Informativos de Ancestralidade Genética, tanto na amostra de pacientes como na amostra tomada como controle, de forma a controlar os possíveis efeitos da subestruturação populacional nesta investigação. Para realização deste estudo nos utilizamos amostras de sangue periférico de 148 pacientes diagnosticados com tuberculose, e 125 indivíduos sem tuberculose (controles) residentes no Estado do Pará, Brasil, atendidos no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) durante o período de 2006 a 2012. De cada indivíduo foram obtidos 5mL de sangue venoso colhido de veia periférica. A extração de DNA foi realizada segundo método descrito por Sambrook et al., (1989). A genotipagem dos polimorfismos para os genes IFNɣ(rs1130562) e INFGR1 (rs1327474, rs2234711) foi realizada por técnica de PCR em tempo real (RT-PCR) utilizando-se o sistema TaqMan® (Applied Biosystems®, Foster City, Califórnia, EUA).As análises estatísticas foram realizadas nos softwares SPSS 17.0, usando o teste de Mann-Whitney, considerando como significantes valores de p<0,05. Os resultados não demonstraram significância quanto a susceptibilidade para tuberculose dos polimorfismos estudados.

Interno - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Interno - 2216519 - ANDREA KELY CAMPOS RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 6311001 - PAULO PIMENTEL DE ASSUMPCAO
Interno - 325848 - SIDNEY EMANUEL BATISTA DOS SANTOS