Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN PEREIRA DA SILVA COSTA

DISCENTE: LILIAN PEREIRA DA SILVA COSTA
DATA: 11/09/2015
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

PERFIL NUTRICIONAL DE PACIENTEES PORTADORES DE LESÕES ORAIS MALIGNAS E POTENCIALMENTE MALIGNAS

Carcinoma epidermóide oral, leucoplasia, avaliação nutricional

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Na região Norte, o câncer da cavidade oral ocupa o sexto lugar de ocorrência de casos novos de câncer entre os homens, são 3,21 casos novos por 100 mil habitantes. O carcinoma epidermóide oral (CEO) é o principal tipo de neoplasia maligna que acomete a cavidade oral e a leucoplasia é a lesão potencialmente maligna, com maior incidência que antecede o CEO. A sobrevida global de pacientes de CEO em cinco anos é de apenas 24%. Os fatores de risc o associados a leucoplasia e ao CEO são: idade superior a 40 anos; sexo masculino; tabagismo crônico; etilismo crônico; má higiene bucal; imunodepressão; portar próteses mal ajustadas ou outro tipo de produto que gere irritação crônica da mucosa bucal; desnutrição, dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais; dieta rica em gorduras. A desnutrição é elevada no pré-operatório em pacientes com câncer da cavidade oral e da orofaringe. A perda de peso representa um fator de prognóstico ruim para pacientes oncológicos, necessitando de intervenção precoce. Além disso, escolhas dietéticas são importantes tanto para a saúde geral do indivíduo como para a saúde oral, apresentando efeito preventivo, assim também efeito curativo no tratamento de determinadas patologias orais. O presente trabalho tem como objetivo traçar o perfil nutricional dos pacientes que apresentam lesões potencialmente malignas ou que já se encontram com lesões malignas, a fim de propor um protocolo de avaliação nutricional para esses pacientes. Será realizado um estudo observacional, transversal, descritivo, com uma amostra de 66 pacientes com diagnóstico de carcinoma epidermóide oral e de leucoplasia. Serão utilizados para a avaliação nutricional os métodos objetivos de antropometria, composição corporal e consumo alimentar, e métodos subjetivos (Avaliação Subjetiva Global).

Externo ao Programa - 4260776 - ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA CASTRO
Externo ao Programa - 3301328 - FLAVIA SIROTHEAU CORREA PONTES
Presidente - 1258528 - MARILIA DE SOUZA ARAUJO
Interno - 1175761 - SAMIA DEMACHKI