Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREM MILEO FELICIO

DISCENTE: KAREM MILEO FELICIO
DATA: 21/09/2015
LOCAL: Auditório do Núcleo de Pesquisas em Oncologia

Influência da suplementação de vitamina D no controle e variabilidade glicêmica nos pacientes com diabetes mellitus tipo 1

Diabetes mellitus tipo1; vitamina D; variabilidade glicêmica

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) caracteriza-se por deficiência absoluta na produção de insulina, na grande maioria dos casos ocorre por destruição auto-imune das células β das ilhotas de Langehans. Reconhece-se atualmente que tanto fatores genéticos como ambientais estão envolvidos na patogenia da doença. A deficiência da vitamina D surgiu como um fator ambiental importante. A prevalência de hipovitaminose D em pacientes com DM1  é de 15 a 90,6%. Evidências sugerem uma associação de baixos níveis dessa vitamina com a presença de disfunção da célula β e de resistência á insulina. Os pacientes com DM1 com o passar do tempo, uso de insulina e /ou presença de sobrepeso e obesidade passam a apresentar um quadro de resistência insulínica, que contribui para dificultar o controle glicêmico e aumentar o risco de complicações micro e macrovasculares. Compreensivelmente a hemoglobina glicada é utilizada como um marcador do controle glicêmico, entretanto, recentemente, tem-se sugerido que a variabilidade glicêmica, ou seja, a instabilidade da glicose em torno do valor médio, com flutuações entre hipoglicemias e hiperglicemias, seria um fator independente relacionado ao aumento de complicações nesses pacientes. A hipótese de que a vitamina D, como reposição ou suplementação em pacientes com DM1 poderia ter um efeito benéfico sobre o controle e a variabilidade glicêmica, teria portanto base fisiológica.  Esse é um estudo prospectivo, controlado, comparativo, com dois grupos paralelos, com o objetivo de avaliar os efeitos da reposição e da suplementação de vitamina D no controle  e na variabilidade glicêmica em pacientes com DM1. Para este fim, serão recrutados 30 pacientes com DM1. Um grupo será composto de pacientes com níveis de vitamina D  abaixo do normal e receberão 10000 UI/dia de colecalciferol por 12 semanas e o outro grupo, com níveis normais de vitamina D, receberá suplementação de 4000 UI/dia dessa substância pelo mesmo período.  Na etapa pré-tratamento ou basal, exames laboratoriais serão coletados e o sistema de monitorização contínua de glicose (SMCG) será instalado através de um sensor no subcutâneo do(a) paciente e  permitirá a avaliação da glicose em tempo real, com mensuração de 5 em 5 minutos .Os valores registrados são transmitidos por ondas de rádio para um monitor e os dados serão posteriormente analisados através de um software . O período médio de permanência de cada paciente com SMCG será de 4 a 5 dias. Na etapa pós-tratamento, todos os procedimentos realizados na etapa basal serão repetidos. Considerando-se a elevada morbimortalidade relacionada ao DM1,  além da base do tratamento que inclui dieta, exercício e insulinoterapia, a busca por alternativas adicionais de tratamento que auxiliem no controle glicêmico são absolutamente relevantes para esses pacientes.

Interno - 2549195 - ANDRE SALIM KHAYAT
Presidente - 1255932 - JOAO SOARES FELICIO
Interno - 1175761 - SAMIA DEMACHKI
Notícia cadastrada em: 16/09/2015 13:28