Banca de QUALIFICAÇÃO: ALONSO MACIEL VILHENA

DISCENTE: ALONSO MACIEL VILHENA
DATA: 30/08/2021
LOCAL: Via videoconferência

O INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DAS OBRAS TCHAU DE LYGIA BOJUNGA E A MARCA DE UMA LÁGRIMA DE PEDRO BANDEIRA.

Literatura; Romance; Contos; Incentivo à leitura; Formação leitora.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta dissertação de mestrado intitulada “O Incentivo à Leitura no Ensino Fundamental a partir das Obras Tchau de Lygia Bojunga e A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira” consiste de uma proposta de intervenção pedagógica destinada a formar ou recuperar leitores, através de um projeto de leitura literária para alunos de qualquer um dos anos do Ensino Fundamental maior das escolas públicas do município de Belém, Estado do Pará. Desenvolvemos este trabalho a partir da percepção do desinteresse crescente das crianças, a partir da segunda infância, e dos adolescentes por atividades leitoras causadas pelas distrações da vida moderna. Para a concretização deste objetivo, as atividades ganharam formato de uma sequência didática baseada nas propostas de Rildo Cosson (2014) em sua denominada sequência básica de letramento literário, composta das etapas de motivação, introdução, leitura e interpretação, ocasião em que serão utilizados o romance A marca de uma lágrima e o livro de contos Tchau, trazendo incentivo à leitura de autores nacionais. O referencial teórico amparou-se em estudiosos como Luzia de Maria (2016), Carlos Ceia (2002), Magda Soares (2001), Renilson José Menegassi (2010), Marisa Lajolo (2001), Rildo Cosson (2014) e Michel Thiollent (1986), com sua orientação de investigação empírica da pesquisa-ação. Impedidos da realização das atividades de intervenção in loco e consequente impossibilidade de avaliação dos resultados, em virtude da suspensão das aulas pela disseminação da pandemia do novo coronavírus nos anos de 2020 e 2021, a proposta pedagógica converteu-se em produto destinado a colaborar com iniciativas futuras de formação de leitores.

Presidente - 2153588 - MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO
Interno - 1153134 - MARLI TEREZA FURTADO
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 22:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1