Banca de DEFESA: JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES

DISCENTE: JOSYAN WESLLEY DA SILVA SOARES
DATA: 30/06/2021
LOCAL: Videoconferência

ANÁLISE LINGUÍSTICA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: UM TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO RELATO PESSOAL NO 9º ANO

Dialogismo; Análise linguística em perspectiva dialógica; Gênero discursivo relato pessoal.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa consiste na elaboração de atividades de análise linguística em perspectiva dialógica em um Projeto de Leitura e Escrita com o gênero discursivo relato pessoal, voltado a alunos do 9º ano. Vinculada no Projeto de Pesquisa O ensino da Língua Portuguesa por meio da concepção sociológica e valorativa da língua(gem), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Castanhal, a investigação busca responder de que forma as atividades de análise linguística dialógica, no interior de um projeto de leitura e escrita do gênero discursivo relato pessoal, podem contribuir para a formação de coautores-criadores com estilo próprio. A partir desse questionamento, levantamos a hipótese de que as atividades de análise linguística em perspectiva dialógica, no interior de um Projeto de Leitura e Escrita com o gênero discursivo relato pessoal, para o 9º ano, contribuem para o desenvolvimento do estilo próprio dos alunos na produção textual do gênero. A pesquisa pauta-se em duas tendências teórico-metodológicas: I. Os escritos do Círculo de Bakhtin e as pesquisas de seus interlocutores (filiados aos postulados do Círculo) que repercutem na contemporaneidade estes escritos (VOLÓCHINOV, 2013 [1930]; 2019, [1926]; 2018, [1929]); (BAKHTIN, 2017 [1986], (2014 [1975], 2000 [1979]); (POLATO, 2017). II. As contribuições recentes na área da ciência da linguagem em especial as do âmbito da Linguística Aplicada em favor de uma prática reflexiva do ensino da língua materna (MENEGASSI, 2010), (OHUSCHI, 2019), (FUZA; OHUSCHI; MENEGASSI, 2020); (BELOT et al., 2020). Tem como objetivo geral propor atividades de análise linguística em perspectiva dialógica, em um Projeto de Leitura e Escrita para o 9º ano, com o gênero discursivo relato pessoal, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do estilo próprio dos alunos. Como objetivos específicos, temos por ênfase: (1) Identificar o estilo dos alunos na produção inicial de textos do gênero relato pessoal; (2) Refletir sobre a configuração das atividades de análise linguística em perspectiva dialógica no interior do Projeto de Leitura e Escrita do gênero discursivo relato pessoal; (3) Verificar de que forma as atividades de análise linguística de perspectiva dialógica poderão contribuir para o desenvolvimento do estilo próprio dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada e de caráter propositivo, na qual realizamos um diagnóstico a partir de uma produção textual escrita do gênero relato pessoal. Os resultados da análise diagnóstica mostraram que a maioria dos alunos, no processo de leitura e escrita enquanto resposta a um comando de produção textual, em maior ou menor grau, evidenciaram suas marcas enunciativas com indícios de valoração, frutos das relações sócio-histórico-ideológicas, sob uma situação/contexto do gênero discursivo relato pessoal. Tais resultados nos forneceram subsídios para a elaboração do Projeto de Leitura e Escrita, apresentado e discutido nesta Dissertação. As atividades de análise linguística em perspectiva dialógica partem da delimitação do gênero relato pessoal de experiência vivida Banhos de Mar, de Clarice Lispector, estas inserem-se no interior do Projeto de Leitura e Escrita, pautado na metodologia de Lopes-Rossi (2008), com adaptações. A proposta gerou um Produto Educacional, em formato de e-book. Assim, as atividades inseridas nas etapas de cada oficina do módulo de leitura e análise linguística, atravessadas pelo dialogismo, possibilitam o desenvolvimento do uso consciente dos recursos da língua (gem) e a constituição do estilo próprio do aluno, revelando suas marcas valorativas.

Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - LILIAN CRISTINA BUZZATO RITTER
Presidente - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 27/06/2021 10:29