Banca de DEFESA: DANIEL NICACIO DE SOUSA

DISCENTE: DANIEL NICACIO DE SOUSA
DATA: 28/06/2021
LOCAL: Videoconferência

REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES SOBRE O USO DOS ARTICULADORES TEXTUAIS/DISCURSIVOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE ALUNOS DO 8º ANO DO NÍVEL FUNDAMENTAL

Articuladores textuais/discursivos; Textos narrativos; Textos expositivo-argumentativos; Produção escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Nas atividades com a escrita, uma das inquietações do professor de Língua Portuguesa é a dificuldade dos alunos decorrente do seu conhecimento incipiente sobre recursos linguísticos cuja função, nos textos, é sinalizar as diversas relações semânticas (lógico-semânticas e discursivo-argumentativas) instanciadas entre seus segmentos, promover a organização espaço-temporal na linearidade do texto, além de servir para introduzir comentários sobre a forma ou modo de formulação de enunciados. Em vista desse problema, esta dissertação apresenta como tema “O ensino dos articuladores textuais/discursivos para alunos do 8º ano do nível Fundamental”. Seu objetivo é, a partir de uma pesquisa diagnóstica, desenvolver um material didático para contribuir com o ensino-aprendizagem do uso dos articuladores textuais/discursivos, quer em texto de base narrativa, quer em textos de base expositivo-argumentativa. As bases teóricas deste trabalho estão pautadas em teóricos como Ducrot (1977), Bronckart (2007), bem como em estudiosos que têm se ocupado em debater fenômenos de textualização, como Koch (1995, 2009, 2011), Koch e Elias (2016), Val (1999), Antunes (2003). Em termos metodológicos, apoiados em considerações de Gil (2002) e Brandão (1999), situamos a presente pesquisa, quanto aos seus procedimentos, como pesquisa participante e, quanto à abordagem, esta é quanti-qualitativa, nos termos de Ludke e André (1986) e Creswell (2010). Os dados preliminares coletados para este trabalho são oriundos de oficina implementada em sala de aula, analisados dentro dos critérios estabelecidos para esta pesquisa. Em relação à proposta didática, esta se fez apoiada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e pautada no projeto de ensino de Lopes-Rossi (2002), que põe em foco as três práticas de linguagem, leitura, escrita e divulgação. A partir dos resultados da pesquisa diagnóstica, que apontaram limitações dos alunos no emprego de articuladores na sua produção escrita, na qual se mostram reiterações frequentes de uma classe de articuladores de uso mais rotineiro nas práticas linguísticas (o que compromete o estilo do texto) e o pouco acesso à variedade de articuladores de que se pode dispor na língua, produziu-se um Caderno de Atividades de cunho didático, intitulado Aprendendo mais sobre o emprego dos articuladores textuais/discursivos em textos narrativos e argumentativos, cuja finalidade é não só contribuir para mais conhecimento dos alunos quanto ao emprego desses articuladores, mas também abrir um espaço de diálogo com professores de Língua Portuguesa. Quanto ao gênero discursivo, optou- se por dois tipos: um de base narrativa (conto) e outro de base expositivo-argumentativa (artigo de opinião), o que abre maior oportunidade à abordagem do emprego dos articuladores textuais/discursivos, objeto de estudo deste trabalho.

Presidente - 326290 - IACI DE NAZARE SILVA ABDON
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 15/06/2021 21:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1